Oi, gostaria de agendar uma consulta!

Campinas/SP
São Paulo/SP

Método de Fisioterapia Avançada demonstra que dores nas costas são reversíveis em mais de 70% dos casos, sem remédios ou cirurgia.

Muitos problemas na coluna se manifestam a partir de sintomas localizados na própria coluna, mas em alguns casos podem aparecer através de dores irradiadas para regiões distantes como braços, ombros, quadril, abdome, joelhos, pernas e pés.

A principal estrutura da coluna, que suporta todo o peso do corpo parado ou em movimento, é o disco vertebral. Estudos mostram que a grande maioria das dores na coluna é causada por desgaste ou deslocamentos (abaulamento) do disco vertebral, uma espécie de amortecedor localizado entre as vértebras.

Você não tem que viver com dor na coluna e irradiada
Disco vertebral rompido e deslocado

O mais curioso da história da dor na coluna é que muitos pontos dolorosos se manifestam distantes e são muitas vezes confundidos com dores musculares, tendinites, bursites, fibromialgias, distensões, etc.

Cuidado com a automedicação e o uso frequente de analgésicos e anti-inflamatórios

Você não tem que viver com dor na coluna e irradiada

Muitos remédios anti-inflamatórios e analgésicos indicados para conter os problemas na coluna apenas aliviam as dores e, em muitos casos, mascaram as possibilidades de uma investigação mais detalhada da situação, retardando o tratamento definitivo.

Os remédios anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos fornecem alívio da dor em curto prazo e não têm comprovação de eficácia se comparados um com o outro.

Estudos mostram que a maioria dos problemas nos músculos e articulações é provocada por um movimento ou posição (fator mecânico) e, quando identificada essa condição agravante (que estimula a dor), é possível corrigir, restabelecendo a função dos músculos e da articulação, abolindo a dor rapidamente.

A romaria por um diagnóstico adequado e correto

Você não tem que viver com dor na coluna e irradiada

A falta de uma avaliação mais minuciosa do problema da coluna contribui para que muitos casos deixem de ser resolvidos rapidamente, aumentando ainda mais os quadros de dor crônica. Nestas situações, acaba-se apelando para a administração e uso contínuo de anti-inflamatórios e analgésicos, que por sua vez podem provocar problemas gástricos, renais ou hepáticos futuramente.

É muito difícil obter um diagnóstico adequado e correto nos problemas de coluna quando a base da consulta e avaliação física (testes de movimentos) é determinada apenas por exames de imagens e poucos minutos de atendimento.

Alguns estudos mostram que numa população de pessoas com hérnia de disco comprovada por exames de Ressonância Magnética, 76% delas não sentem dor. E mais, foi comprovado nesses estudos que não existe correlação entre tamanho da hérnia e os seus sintomas de dores diretamente na coluna. Para ficar mais claro o entendimento desse estudo é o mesmo que dizer que alguém tenha 10 amigos com hérnia de disco e somente 3 deles relata dor. O restante não tem dor, são assintomáticos.

Segundo o reumatologista José Goldenberg, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), “o problema no atendimento aos pacientes com dor nas costas é que a avaliação médica tem sido cada vez mais restrita à realização e à interpretação de exames”.

Você não tem que viver com dor na coluna e irradiada

A causa das dores nas costas

Estudos mostram que várias são as causas de problema de coluna, braços e pernas, como os fatores hereditários, reumáticos ou vida sedentária, mas os fatores mecânicos como sobrecarga, postura ou movimentos repetitivos são os mais importantes. Os fatores agravantes mecânicos são os principais causadores das dores nas costas, além dos responsáveis pelo quadro de dor persistente ou contínua.

Com a ausência de um diagnóstico da coluna que privilegie os movimentos e a posição da região comprometida e a falta de atenção necessária para descobrir os fatores agravantes dos sintomas, os problemas de coluna são cada vez mais empurrados para os procedimentos chamados “modernos”, cirúrgicos e algumas vezes não seguros.

A falta de consenso no diagnóstico dos problemas de coluna contribui para o aumento dos quadros crônicos, resultando cada vez mais em estatísticas desanimadoras:

- Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial tem ou terá dores na coluna vertebral.

- Dor nas costas atinge 1/3 dos brasileiros durante o ano.

- No Brasil, atualmente 5,3 milhões de brasileiros têm hérnia de disco (dados do IBGE de 2012).

- A dor nas costas é a recordista nacional em afastamentos do trabalho. Em um ano foram 160 mil licenças trabalhistas, dados do IBGE de 2011.

Método McKenzie - Tratamento eficaz

O método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica (em inglês – Mechanical Diagnosis and Therapy – MDT) foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie por volta de 1956, que se especializou no tratamento dos distúrbios musculoesqueléticos que atingem a coluna e os membros (braços e pernas).

Método McKenzie, uma abordagem de tratamento rápida e eficaz. Em poucas sessões é possível aliviar as dores, o formigamento e o desconforto nos músculos e articulações.


Você não tem que viver com dor na coluna e irradiada

Indicações de tratamento - Método McKenzie:

- Dores da coluna e dores irradiadas para as pernas e pés e/ou braços e mãos.
- Hérnias de disco; hérnia de disco extrusa, abaulamento discal, protusão discal.
- Ciática (dor forte que irradia para a nádega, coxa e perna).
- Artrose das articulações (osteoartrose).
- Dor no quadril, dor sacral, dor no púbis e no cóccix.
- Condromalácia no joelho.
- Dores provocadas por desgaste articular no joelho.
- Lesões musculoesqueléticas do esporte.
- Distúrbios da ATM, bruxismo e dores faciais.
- Dores articulares (lesão do menisco, cotovelos, ombros, etc.).
- Lesões musculotendíneas (tendinites, tendinoses, distensões, faceítes, etc).
- Dor de cabeça, desequilíbrio e tonteira de origem cervical.
- DORT (LER) e fibromialgia.
- Dor na coluna em gestantes.

Os benefícios – Método McKenzie:

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre o seu problema de coluna, pode se tratar com sucesso.

- Em poucas sessões é possível sentir alívio total dos sintomas.

- Permite identificar aqueles pacientes que melhoram rápido, os que respondem devagar e os que não respondem ao tratamento e, por consequência, precisam de outra abordagem terapêutica.

- O paciente é capacitado, estimulado e encorajado a desenvolver ações que evitem novas crises e exercícios que minimizem a dor.

- Os exercícios indicados podem ser realizados em casa e no trabalho, estimulando o paciente a manter-se ativo durante o tratamento.

- A abordagem do método McKenzie garante um tratamento seguro, eficaz, rápido e de baixo custo, sem medicamento ou cirurgia.

Prevenção, o remédio mais eficaz para dor na coluna e irradiada.

Dicas e Cuidados

Você não tem que viver com dor na coluna e irradiada

CERTO ERRADO

A pausa que salva vidas e evita o envelhecimento do corpo.

A ausência de pausa quando sentado por horas durante o dia leva a um abaulamento das estruturas da coluna, mais especificamente os discos vertebrais. Os discos sofrem um estresse mecânico após um tempo sem pausa, provocando desconforto e dor na coluna.

Estudos recentes mostram que o aumento do número de pausas em momentos sedentários, como num trabalho em que se senta muito, proporciona muitos benefícios à saúde, como: melhora da atividade musculoesquelética, a perda da circunferência abdominal, a redução do índice de massa corporal (IMC) e nos níveis de glicose no sangue.

Sem as pausas, exercitar-se e alimentar-se bem não basta.

Existe um inconveniente para os que passam muito tempo sentados e o problema não pode ser resolvido apenas com exercícios. Estudo desenvolvido na Universidade de Sydney mostrou que os efeitos nocivos existem mesmo para o indivíduo que costuma praticar atividades físicas regularmente.

É preciso, antes de tudo, diminuir o período no qual permanecemos sentados. Uma dica legal: beba água com frequência durante todo o dia; isso fará você se levantar mais vezes para ir ao banheiro.

O computador convencional (desktop)

O teclado e o mouse deverão estar no mesmo alinhamento para o melhor posicionamento das mãos. Mantenha uma distância de 45 a 65 cm entre os olhos e a tela do computador. A margem superior da tela do computador deverá estar no mesmo alinhamento do olhar horizontal.

Notebook

O ideal é que o notebook seja utilizado sobre a mesa; evite sobre a cama e sobre o colo. Caso o notebook seja usado por muitas horas durante o dia, utilize o suporte, evitando assim que a cabeça fique projetada para a frente e que você fique com o olhar para baixo.

Coloque ao alcance das mãos os objetos que serão mais utilizados na mesa, de tal maneira que não seja preciso esticar o braço para alcançá-los. Evite esticar o braço, pois é neste ato que você tende a curvar o tronco e a cabeça para a frente, estressando tanto as articulações do pescoço quanto a coluna dorsal, lombar, pernas e braços.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

.

.

🚨 AGENDE A SUA CONSULTA ON-LINE (POR VÍDEO | WHATSAPP) OU PRESENCIAL. LIGUE JÁ NO TEL.: 19 3308-6330, ou pelo WhatsApp: https://wa.me/message/PW4QUVXGCCKOP1 - (+55 19 98601-1281).

.

Fique livre das dores na Coluna e irradiada para as pernas e braços. Faça a Fisioterapia Avançada.

.

MAIS INFORMAÇÕES: 👇👇👇

.

1 - YouTube:
https://www.youtube.com/@PensandoSaudeBr/videos

2 - Instagram:
https://www.instagram.com/drabnel.alecrim/

3 - Facebook:
https://www.facebook.com/PensandoSaude

4 - TikTok:
https://www.tiktok.com/@user958546231352

5 - Twitter:
https://twitter.com/drabnelalecrim

6 - Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/3113355/admin/feed/posts/

7 - Site 1:
https://abnelalecrim.com.br/

8 - Site 2:
https://pensandosaude.com.br//fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html

9 - Site 3:
https://pensandosaude.com.br/fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html

Deixe seu recado:

X