Entre em Contato   Início   Onde Estamos?  
Pensando Saúde no Facebook Pensando Saúde no Twitter Pensando Saúde no Linkedin Pensando Saúde no Youtube Pensando Saúde no Google+
 

 

Você tem tendinite ou bursite? Saiba como viver livre dessas dores. Estudos mostram que muitos diagnósticos de tendinites e bursites estão errados, pois, não existe no local da lesão sinais de inflamação, que não seja a dor. É preciso mais informações para confirmar uma tendinite ou uma bursite, como um teste funcional, avaliação local da lesão (palpação observação) e não somente exames de imagens e a presença de dor.

 

Tendinite e Bursite

 

A tendinite e a bursite são processos inflamatórios que possuem sintomas muito parecidos e que atingem os tendões e as bursas.

 

A tendinite é uma inflamação que atinge o tendão, tecido que faz parte do músculo que se liga ao osso próximo da articulação.

 

A bursite é uma inflamação da bursa, um pequeno tecido cheio de líquido sinovial que age como uma “almofada" para determinados tendões e proeminências ósseas.


Como ocorre a lesão, ou seja, a inflamação?

 

A inflamação nos tendões e nas bursas podem ocorrer por diferentes motivos, com um trauma direto (esporte, academia), sobrecarga, processos inflamatórios como artrite reumatoide, ou simplesmente um microtrauma, que é produzido por movimentos repetidos realizados nas atividades contínua em casa, no esporte ou no trabalho.

 

A bursite é uma inflamação secundária, ela ocorre após uma lesão no tendão que ela protege. A Bursa protege o tendão e a localização do trauma define o tipo de lesão.

A tendinite e a bursite provocam sintomas e restrições importantes nos movimentos das articulações, podendo se não tratadas de forma adequada evoluir para outras doenças como as osteoartrites (artrose).

 

As tendinites e bursistes afetam as articulações do corpo e são mais comuns nos ombros, cotovelos, punhos, mãos, quadril, joelhos, tornozelos e pés.

 

Você tem tendinite ou bursite? Saiba como viver livre dessas dores.

A inflamação como sinal importante do diagnóstico

 

A inflamação é um processo químico, vem acompanhada quase sempre de dor, calor, vermelhidão, inchaço e um machucado no tecido, que é possível ver ou não no local da lesão. É muito comum a inflamação apresentar dor constante, e ser independente de movimento ou posição. A inflamação dura na maioria dos casos de 2 a 5 dias, raramente estende mais do que isso.


A informação confiável sobre o diagnóstico

 

Estudos mostram que muitos diagnóstico de tendinites e bursites estão errados, por não existir no local da lesão sinais de inflamação, células inflamatórias, como também, ausência de testes funcionais, história clínica e acompanhamento especializado.

 

É justamente quando não se tem a informação confiável sobre a lesão que atinge os músculos e articulações é que ocorre o aumento dos quadros crônicos de dor, incapacidade funcional e muitas cirurgias desnecessárias.

 

É importante numa avaliação musculoesquelética que apresente uma disfunção ( restrição dos movimentos dos músculos e articulações) com dor os testes funcionais, avaliação local da lesão (palpação observação), sinais de inflamações e exames de imagens em alguns casos especiais e se necessário. É muito provável que um diagnóstico fechado de tendinite e bursite esteja errado quando o mesmo, é baseado em exames de imagens e somente na presença de dor.
 

Estudos recentes mostram que muitos diagnóstico de tendinites e bursites estão errados, pois, não existe no local sinais de inflamação, que não seja a dor. É preciso mais informações para confirmar uma tendinite ou uma bursite, como um teste funcional, avaliação local da lesão (palpação observação) e não somente exames de imagens e a presença de dor.

 

Não é correto tratar uma lesão musculoesquelética, em especial a tendinite ou bursite, com anti-inflamatório, se não existe inflamação. É possível que uma pessoa que sinta dor na articulação somente quando se movimenta, ou quando se aplica um esforço na região, não tenha inflamação.

 

Se não existe inflamação no tecido pode-se dizer que é desnecessário tomar anti-inflamatórios.


A romaria por um diagnóstico correto

 

É preciso identificar se a lesão ocorreu no tendão muscular ou é uma manifestação de dor irradiada, com origem da lesão bem distante do local dos sintomas, como na coluna, por exemplo.

 

Só após uma avaliação clínica e física especializada, identificado a origem dos sintomas, iniciar o tratamento de fisioterapia avançada.

 

Se em repouso não existe dor, ou seja, se sua dor só aparece quando você movimenta, é possível que você não tenha uma inflamação.

 

O índice de confiabilidade da Ressonância Magnética nos diagnósticos de lesões musculoesqueléticas é de 20%. Para cada 10 especialistas que olham o exame você recebe 8 diagnósticos diferentes, e ainda não recebe um prognóstico confiável, nem uma solução para o seu problema.

 Você tem tendinite ou bursite? Saiba como viver livre dessas dores.

A informação confiável leva a cura da lesão e evita as sequelas

 

A maioria das dores musculoesqueléticas é de origem mecânica, ou seja, provocado por um movimento ou posição aplicados nos músculos e articulações. É preciso de um diagnóstico correto sobre o problema musculoesquelético para que tratamento seja adequado.

 

Muitas vezes essas lesões são tratadas erroneamente imobilizações, anti-inflamatórios, repouso, gelo, calor, atrasando assim o tratamento adequado.

 

A inflamação é um processo químico e o movimento e a posição precisam ser cautelosamente bem prescritos para que o tecido (tendão, fascia, Bursa, etc.) seja cicatrizado de forma eficaz.

 

A demora em encontrar uma solução para as dores levam os pacientes a realizarem procedimentos e técnicas minimamente invasivas como a artroscopia, de forma desnecessária.

 

Diagnóstico errado leva a tratamento inadequados e procedimentos cirúrgicos completamente desnecessários.

 

Muitos anos de dores e sofrimento, cirurgias desnecessárias que surtiram resultados ou não, podem predispor a sequelas como a osteoartrite (artrose) e incapacidade funcional de movimentos diminuídos.

 

Você tem tendinite ou bursite? Saiba como viver livre dessas dores.Tratamento

 

O método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica (em inglês – Mechanical Diagnosis and Therapy – MDT) foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie por volta de 1956, que se especializou no tratamento dos distúrbios musculoesqueléticos que atingem a coluna e os membros (braços e pernas).

 

O Método McKenzie possibilita um resultado rápido, realizado em poucas sessões, sem medicamento ou cirurgia. O tratamento não visa apenas a eliminar os sintomas atuais, mas também a recuperar completamente a função, e a prevenir reincidências.

 

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre o seu problema de coluna, pode se tratar com sucesso.


Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

 

 
Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.

 




Deixe seu recado:
Seja bem-vindo!
Acesse sua conta, aqui.


Cadastre-se e receba nossos informativos

 

Curta e Interaja

 

 

Entrevista na Rádio CBN
Entrevistas na Rádio CBN - Dr. Abnel Alecrim

Tudo sobre Hérnia de Disco

Má postura das Crianças

 

 

Veja Nossos Artigos
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Hérnia de Disco
- Dor na Coluna
- Dor no Pescoço
- Você não tem que viver com Bruxismo
- Esporão de Calcâneo
- Dor no Joelho

 

 

Veja as Perguntas e Respostas
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Discopatia Degenerativa

- Hérnia de Disco
- Hérnia de Disco Extrusa

- Dor nas Costas
- Escoliose

  

 

Loca lização

fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

Av. Dr. Heitor Penteado, 428,

Taquaral Campinas, SP

Mapa de Localização

 

 

Entre em Contato
(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta 
das 8h às 18h.



Solicitação de
Agendamento

Nome:
E-mail:
DDD + Telefone:
Cidade:
Horário Desejado:
Dia da Semana:
Sintomas:
 

19 3308-6330
19 3212-1140

Campinas/SP

Pensando Saúde - Dr. Abnel® 2012 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite