Oi, gostaria de agendar uma consulta!

Campinas/SP
São Paulo/SP

É aquela que você coloca o mínimo de estresse nos músculos e articulações do seu corpo durante o sono. Você gasta aproximadamente 1/3 de sua vida dormindo e escolher a posição adequada de dormir para você refletirá numa noite de sono tranquilo, sem dores nas costas, principalmente ao levantar.

Como a sua posição de dormir afeta a sua saúde e qual a melhor posição segundo a ciência.

Dormir de barriga pra cima pode ser ruim para o pescoço, mas é bom para a coluna lombar. Quem ronca e sofre com a apnéia do sono, a posição de lado é a melhor, pois, as vias aéreas abertas ajudam a reduzir o ronco e aliviar a apnéia leve. Pra quem tem refluxo e azia, a posição de lado e para o lado esquerdo vai esfriar a queimadura. Já dormir sobre o lado direito pode piorar os sintomas.

A Ciência escolheu a posição de lado como a melhor de todas as posições, e também deixa claro, que a privação de sono em longo prazo é tão prejudicial, que pode encurtar a expectativa de vida em 15% para pessoas que dormem menos de 5 horas por noite. Sendo assim, o que pode afetar a sua saúde de verdade é não ter uma boa noite de sono ou ficar sem dormir o tempo necessário. (Nature & Science of Sleep).

O aprendizado sobre à posição correta de dormir faz a diferença, e é determinante para o sono reparador.

e você acorda cansado, com dor no pescoço ou na coluna lombar, pode estar ocorrendo uma torção ou tensão na coluna durante o sono estimulado pela posição errada de dormir e muitas vezes, associada à utilização insuficiente no que se referem a quantidades, tamanhos e densidades de travesseiros.

Estudos mostram que pessoas que dormem menos do que o necessário tem menos vigor físico, predispõe ao envelhecimento mais precocemente, está mais propenso a infecções, aumento de peso e hipertensão.


A maioria das pessoas inicia a dormir numa determinada posição e terminam em outra, além de mexerem durante a noite.


A melhor posição para dormir é a posição que você se sente mais confortável e a do corpo é a posição que ele sente mais adaptado, com relação à temperatura, ruído, luz e relaxamento dos músculos e articulação.


Ao escolher o travesseiro, a pessoa deve estar atenta à posição que dorme para conciliar a densidade, tamanho e densidade do travesseiro ao seu biótipo.


Alguns estudos mostram que 82,9% dos indivíduos não utilizam o travesseiro corretamente e se percebe que a orientação, aprendizado e treinamento adequados contribuem com a melhora do sono. A posição adotada ao dormir pode ter grande influência na qualidade do sono e ser uma aliada no tratamento de alguns problemas de saúde como dores crônicas da coluna, distúrbios do sono como apneia, ronco e insônia.


Os pais devem estar atentos a postura corporal do filho durante a noite, para prevenir posições que podem estimular o aparecimento de escoliose (curvatura lateral da coluna), torção nos joelhos, que iniciarão na infância e poderão aparecer na juventude ou fase adulta.


A posição de dormir deve ser aprendida para proporcionar um sono bom e conforto ao corpo. A posição intermediária entre homens e mulheres parece ser a posição “de lado”, bem aplicada pelos animais e parece mais correta do que imaginamos.


A posição de dormir adotada por homens e mulheres pode ter origem na postura determinada pelo gênero, como também por fatores biomecânicos como (postura, desconhecimento da ergonomia, posição sentada prolongada, carregar excesso de peso, movimentos repetitivos de inclinar a coluna pra frente), em casa e no trabalho, que promovem mudanças posturais e adaptativas que conseguem com o tempo mudar a posição de dormir.

Dicas para um bom sono

  • Dormir de barriga pra cima

Dormindo de barriga pra cima


Colocar um travesseiro que não seja tão alto e que preencha o espaço do pescoço. Para prevenir rigidez lombar colocar um travesseiro debaixo dos joelhos e que provoque um relaxamento na coluna lombar.

  • Dormir de lado

Dormindo de lado

Esta posição é considerada intermediária entre homens e mulheres, pois homens dormem mais de barriga para cima e mulheres de barriga para baixo, talvez pela posição diferente do quadril. Indicada por muitos especialistas, muito aplicada pelos animais e parece mais correta do que imaginamos. Dormir de lado é a posição mais popular e uma tendência natural.


Atenção ao travesseiro que deve ocupar o espaço entre o ombro e a cabeça que não deve ficar nem baixo nem alto. Para manter na posição de lado colocar o segundo travesseiro de comprido ao lado do peito (tórax) para apoiar o braço que ficará em cima. Para manter o corpo de lado utilizar o terceiro travesseiro entre as pernas e joelhos para não predispor o corpo a torção da coluna lombar e do quadril.

  • Dormir de barriga para baixo

Dormir de barriga para baixo

Esta posição deve ser evitada apesar de adotada durante o sono. Utilizar um travesseiro pode fazer com que o corpo assuma uma posição encolhida “fetal”, ou promover uma torção na coluna e para evitar isso usar mais um travesseiro entre as pernas. Dormir de barriga para baixo provoca uma torção no pescoço, pressão no tórax, causando de forma frequente dor e rigidez no pescoço ao acordar.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

.

.

🚨 AGENDE A SUA CONSULTA ON-LINE (POR VÍDEO | WHATSAPP) OU PRESENCIAL. LIGUE JÁ NO TEL.: 19 3308-6330, ou pelo WhatsApp: https://wa.me/message/PW4QUVXGCCKOP1 - (+55 19 98601-1281).

.

Fique livre das dores na Coluna e irradiada para as pernas e braços. Faça a Fisioterapia Avançada.

.

MAIS INFORMAÇÕES: 👇👇👇

.

1 - YouTube:
https://www.youtube.com/@PensandoSaudeBr/videos

2 - Instagram:
https://www.instagram.com/drabnel.alecrim/

3 - Facebook:
https://www.facebook.com/PensandoSaude

4 - TikTok:
https://www.tiktok.com/@user958546231352

5 - Twitter:
https://twitter.com/drabnelalecrim

6 - Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/3113355/admin/feed/posts/

7 - Site 1:
https://abnelalecrim.com.br/

8 - Site 2:
https://pensandosaude.com.br//fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html

9 - Site 3:
https://pensandosaude.com.br/fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html

Deixe seu recado:

X