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Estudo mostra que sentar corretamente, permitindo que a curva lombar fisiológica (lordose lombar) seja preservada, previne diversas dores na coluna. Os pesquisadores concluíram que a postura lordótica sentada, se regularmente interrompida com movimento, é a posição de melhor acomodação para a saúde e para a prevenção de dor lombar.

 

 

Barriga acentuada

 

A postura correta ao sentar evita à barriga porque estimula os músculos, os ossos e as articulações. Uma vez os músculos ativos, a gordura é mais bem distribuída. A manutenção da postura correta favorece o trabalho dos músculos e articulações, em especial, a coluna vertebral.

 

Os músculos da coluna e dos abdominais atuam como uma espécie de cinta natural na região da barriga. As pregas de gorduras ficam menos evidentes quando os músculos abdominais, pélvicos e os da coluna lombar se mantem ativos.

 

A postura ruim ao sentar está associada à flacidez dos músculos abdominais, essa condição favorece o estiramento dos ligamentos e a projeção anterior dos órgãos internos. A má postura, uma alimentação ruim e o excesso de peso resultam no aumento da gordura localizada na região abdominal.

 

Postura correta prevenir a barriga

 

 

Adotar a postura correta ao sentar ajuda a manter a força dos músculos do abdome, da coluna e da região pélvica, bem como, a melhorar o tônus muscular, evitando a flacidez da barriga e as dores na coluna.

 

Prevenção, o remédio mais eficaz para dor na coluna e irradiada.

 

A pausa que salva vidas e evita o envelhecimento do corpo.

 

A ausência de pausa quando sentado por horas durante o dia leva a um abaulamento das estruturas da coluna, mais especificamente os discos vertebrais. Os discos sofrem um estresse mecânico após um tempo sem pausa, provocando desconforto e dor na coluna.

 

Estudos recentes mostram que o aumento do número de pausas em momentos sedentários, como num trabalho em que se senta muito, proporciona muitos benefícios à saúde, como: melhora da atividade musculoesquelética, a perda da circunferência abdominal, a redução do índice de massa corporal (IMC) e nos níveis de glicose no sangue.

 

Sem as pausas, exercitar-se e alimentar-se bem não basta.
 
Existe um inconveniente para os que passam muito tempo sentados e o problema não pode ser resolvido apenas com exercícios. Estudo desenvolvido na Universidade de Sydney mostrou que os efeitos nocivos existem mesmo para o indivíduo que costuma praticar atividades físicas regularmente.
 
É preciso, antes de tudo, diminuir o período no qual permanecemos sentados. Uma dica legal: beba água com frequência durante todo o dia; isso fará você se levantar mais vezes para ir ao banheiro.

 

Dicas e Cuidados.

 

O computador convencional.

 

O teclado e o mouse deverão estar no mesmo alinhamento para o melhor posicionamento das mãos. Mantenha uma distância de 45 a 65 cm entre os olhos e a tela do computador. A margem superior da tela do computador deverá estar no mesmo alinhamento do olhar horizontal.

 

O rolo lombar ajuda a manter a postura sentada

O rolo lombar utilizado na posição sentada pode auxiliar na manutenção da curva lombar fisiológica, em casos onde a pessoa trabalha sentada por longos períodos do dia.

 

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.




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