Entre em Contato   Início   Onde Estamos?  
Pensando Saúde no Facebook Pensando Saúde no Twitter Pensando Saúde no Linkedin Pensando Saúde no Youtube Pensando Saúde no Google+
 

 

Pais atentos a postura corporal dos filhos vão formar adultos saudáveis e com riscos menores de problemas posturais crônicos.
 

postura corporal, ergonomia, dores nas costas, coluna, fisioterapeuta, ma postura, dor na coluna, pescoco, bracos, escoliose, cifose, tendinite, dor de cabeca, dor na atmA educação com a postura corporal correta começa na infância, quando os primeiros problemas relacionados à ergonomia começam a aparecer. As dimensões do mobiliário da sala de aula, assim como da nossa casa e do ambiente de trabalho, afetam diretamente o bom alinhamento do corpo. A criança entra sadia na escola e sai anos depois com a postura comprometida.

 

A causa desse problema são as cadeiras inclinadas para trás e altas demais. Na tentativa de se acomodar, a criança inclina-se sobre a superfície da mesa, comprimindo suas vértebras lombares. A pressão mantida por diversas horas sobre os ossos em formação da criança ocasiona transformações posturais permanentes, que irão incomodar para o resto de sua vida.

 

Portanto aprender sobre a postura adequada ao mobiliário na escola pode reduzir as dores nas costas (um problema que não é apenas coisa de adulto).
 

A desinformação por parte dos fabricantes no que se refere à tabela sobre as dimensões adequadas do mobiliário para cada faixa etária faz com que seja imprescindível a intervenção do fisioterapeuta para uma avaliação física adequada mediante uma orientação que visa reverter esse mal que afeta as crianças e adolescentes.
 

O transporte do material escolar é outro ponto a se observar. Constantemente vemos que a carga de apostilas, livros e cadernos é excessiva; o modo como se transporta, então, nem se fala, é pra qualquer um sentir muita dor nas costas e no pescoço. Sendo assim, a dica é fazer uma triagem para carregar apenas o material necessário do dia. A redução do peso das mochilas já ajuda, e muito, a diminuir os problemas relacionados à coluna.
 

Só para se ter uma ideia, cerca de 80% das crianças entre 8 e 10 anos já apresentam dores nas costas. O transporte de peso excessivo na mochila escolar pode levar os estudantes a ter sequelas severas em sua saúde, como dores na coluna, alterações no modo de andar, escoliose e má postura. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 85% dos adultos têm, tiveram ou terão um dia dores nas costas provocadas por problemas de coluna.

Pensando na saúde de seus filhos: Pais, fiquem atentos!
 

1º – O peso das mochilas não deve ultrapassar o limite de 10% do peso da criança, ou seja, uma pessoa de 30 kg não pode carregar uma mochila com mais de 3 kg de material escolar.
 

2º – Embora existam, no Brasil, as normas NBR-14006 e 14007, que regulamentam a construção e dimensões dos mobiliários escolares de acordo com características antropométricas, as leis não são cumpridas e crianças continuam sendo expostas a ambientes escolares inadequados.
 

3º – A escola e a casa da criança talvez sejam os locais ideais para iniciar este tipo de trabalho. No entanto, é necessária a ação conjunta de pais, professores e fisioterapeutas.

 

 Como a mobília escolar pode predispor a problemas de coluna.
 

postura corporal, ergonomia, dores nas costas, coluna, fisioterapeuta, ma postura, dor na coluna, pescoco, bracos, escoliose, cifose, tendinite, dor de cabeca, dor na atmAs cadeiras das escolas são grandes para as dimensões da criança até seus 10 anos. Inadequadas para utilização contínua, as cadeiras favorecem uma má postura por falta de apoio lombar, profundidade do assento adequada e apoio para os pés. A altura das mesas também é inapropriada, sendo altas para a maioria das crianças, exigindo uma elevação dos braços, o que provoca um aumento de tensão na região do pescoço.
 

Pensando na Saúde dos alunos, o ideal é que a escola permita uma movimentação mais livre, trocando de lugar na sala, realizando trabalhos escolares em outros lugares da escola, não só restritos à sala.
 

Quando os alunos são mantidos durante todo o período de aula na posição sentada, verifica-se que eles se tornam desatentos, derrubam constantemente objetos da mesa, movimentam-se o tempo todo.
 

A utilização de intervalos e as mudanças de postura durante as atividades de trabalho são necessárias para manter a boa hidratação do disco intervertebral. As variações periódicas de carga nos discos são responsáveis pelo bom funcionamento do mecanismo que promove a nutrição tecidual.
 

É paliativo pensarmos em encontrar a solução dos problemas posturais da população adulta sem ao menos desviar o olhar para as condições desfavoráveis às quais estão submetidas as crianças e para os hábitos incorretos reforçados, cotidianamente, durante seu desenvolvimento e crescimento.

 

Consideramos que a escola e a casa da criança são ideais para iniciar este tipo de trabalho. No entanto, é necessária a ação conjunta de pais, professores e fisioterapeutas.
  

Educação, orientação e conhecimento são a chave para uma vida adulta saudável
 

Um trabalho de orientação aos professores das escolas primárias sobre a importância da prevenção das dores nas costas teria um grande efeito na redução de alterações posturais no adulto.
 

Portanto a compreensão do bom funcionamento do corpo é crucial para o bom conhecimento de si próprio. Quando a articulação é mal usada, a informação neural que chega ao cérebro é inadequada e levará a um mau desenvolvimento do corpo. O grande problema é que a maioria das pessoas sabe como localizar suas articulações, porém as usam de modo errado.
 

Agende uma avaliação para seu filho e saiba como evitar a má postura e obter conhecimento que auxilie na prevenção de vários distúrbios nos músculos e articulações, como dor nas costas, pescoço e braços, etc.

 

 
Objetivos:

 

  • Prevenir e não deixar evoluir a escoliose (curvatura da coluna para a lateral);
  • Prevenir e evitar que os ombros e a cabeça sejam projetados para a frente;
  • Prevenir o aumento da cifose (coluna arqueada, corcunda);
  • Aprender conceitos importantes sobre a ergonomia;
  • Evitar esforço nos músculos dos olhos, provocando ardência nos olhos, dor de cabeça ou predisposição de dor na ATM;
  • Conhecer melhor como surgem as tendinites no braço e punho para prevenir;
  • Aprender a escolher, adaptar e utilizar a cadeira adequada;
  • Aprender a usar o computador desktop e laptop adequadamente;
  • Aprender exercícios específicos e preventivos para prevenir deformação na coluna;
  • Obter conhecimento quanto à melhor posição de se deitar;
  • Conhecer qual o travesseiro e colchão adequados.

 
  

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

 

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.





  • O cigarro e os Ossos - O cigarro e os Ossos - Osteoporose - Dor nas Costas - Hérnia de Disco - Cicatrização - Fraturas - Doenças Reumatológicas

  • Postura de Corredor - Postura do Corredor - Evitar Dores - Falhas Posturais - Dor nas Costas - Dor Muscular - Lordose - Massoterapia - Postura Corporal

  • RPG contra Lesões - RPG contra Lesões - Reeducação Postural Global - Treinamento - Postura - Coluna Lombar - Coluna Cervical - Tendinites - Tratamentos


  • Acupuntura - Acupuntura - Acupuntura Sham - Tratamento - Dor nas Costas - Acupuntura Verum

  • Esporão de Calcâneo - Esporão de Calcâneo - Fisioterapia - RPG - Inflamação - Dor no Pé - Coluna Lombar - Tratamento

  • Bruxismo - Bruxismo - Má Postura - ATM - Fisioterapia - Dor de Cabeça - Dor no Pescoço - Dores Faciais - Dores nas Pernas - Dores Lombares
























































Deixe seu recado:
Seja bem-vindo!
Acesse sua conta, aqui.


Cadastre-se e receba nossos informativos

 

Curta e Interaja

 

 

Entrevista na Rádio CBN
Entrevistas na Rádio CBN - Dr. Abnel Alecrim

Tudo sobre Hérnia de Disco

Má postura das Crianças

 

 

Veja Nossos Artigos
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Hérnia de Disco
- Dor na Coluna
- Dor no Pescoço
- Você não tem que viver com Bruxismo
- Esporão de Calcâneo
- Dor no Joelho

 

 

Veja as Perguntas e Respostas
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Discopatia Degenerativa

- Hérnia de Disco
- Hérnia de Disco Extrusa

- Dor nas Costas
- Escoliose

  

 

Loca lização

fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

Av. Dr. Heitor Penteado, 428,

Taquaral Campinas, SP

Mapa de Localização

 

 

Entre em Contato
(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta 
das 8h às 18h.



Solicitação de
Agendamento

Nome:
E-mail:
DDD + Telefone:
Cidade:
Horário Desejado:
Dia da Semana:
Sintomas:
 

19 3308-6330
19 3212-1140

Campinas/SP

Pensando Saúde - Dr. Abnel® 2012 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite