Entre em Contato   Início   Onde Estamos?  
Pensando Saúde no Facebook Pensando Saúde no Twitter Pensando Saúde no Linkedin Pensando Saúde no Youtube Pensando Saúde no Google+
 

 

É preciso que todos compreendam que o descanso ao dormir está diretamente relacionado à escolha do colchão, travesseiro e ao aprendizado sobre a posição do corpo na cama.

 

O que é preciso fazer para ter uma boa noite de sono

 

Dormir bem estimula o rejuvenescimento, bem como a viver mais e com qualidade de vida.

 

Uma boa noite de sono previne o ronco, as dores na coluna, na cabeça, no pescoço, braços, quadril e pernas, além de promover o bem-estar.

 

O que deve ser sempre levado em conta para se ter uma boa noite de sono é a curvatura da coluna.

 

Dependendo da posição em que se dorme, a coluna pode sofrer uma inversão de sua curva, comprometendo órgãos como pulmão, estômago, vias aéreas (traqueia), ATM e a própria coluna lombar (parte baixa), além das colunas torácica (parte central) e cervical (pescoço).

 

Sintomas como dores de cabeça, bruxismo, zumbido, dor no pescoço, dormência na face, formigamento nos braços e pernas, dores nos joelhos e quadril podem ser causados tanto pela posição em que se dorme, quanto pela densidade do colchão e travesseiros inadequados.

 

A importância da curvatura da coluna

 

O que é preciso fazer para ter uma boa noite de sono

 

As posições adotadas pelas pessoas no dia a dia tanto em repouso (deitadas), quanto imprimindo carga (em pé e sentadas) contribuem de forma significativa para a manutenção ou não da curvatura da coluna, ou seja, da postura.

 

Aquela condição que proporcionar mais sobrecarga na coluna em função da má postura vai exigir que o corpo gaste mais energia para fazer o alinhamento do corpo, ou seja, vai provocar mais cansaço e tensão nos músculos e articulações.

 

Como é formada a coluna vertebral?

 

O que é preciso fazer para ter uma boa noite de sono

 

A coluna vertebral é formada por 33 vértebras; entre elas há uma estrutura chamada disco vertebral, que age como amortecedor. 

Os discos vertebrais são formados por um material fibroso e gelatinoso que desempenha a função de amortecedor, dando mobilidade para andar, correr, saltar e girar o tronco e a cabeça.

 

A romaria para descobrir os verdadeiros responsáveis pelo sono ruim

 

A posição de dormir, o travesseiro errado e o colchão inadequado podem provocar muitos desconfortos e dores e, consequentemente, um sono ruim, mas não são os únicos responsáveis.

 

A grande maioria das dores na coluna é causada por deformações ou deslocamentos do disco vertebral. Muitos casos de discopatias degenerativas (abaulamento discal, protrusão discal, hérnia discal, hérnia de disco extrusa, ciática, etc) provocam dores porque o corpo tenta se adaptar à cama e muitas dessas adaptações desencadeiam posições erradas e prejudiciais.

 

É comum pessoas que sofrem de dores na coluna terem sono ruim, por não encontrarem posições de dormir que proporcionem conforto e alívio das dores, e a causa muitas vezes não é do colchão, dos travesseiros e das posições de dormir, e sim da falta de um tratamento adequado e que solucione o problema de coluna.

 

Um colchão firme oferece mais apoio e garante que a coluna vertebral e outras regiões do corpo fiquem adequadamente apoiadas, evitando a compressão dos nervos, vértebras, discos e ligamentos, mantendo as articulações mais alinhadas e saudáveis.

 

Se você sente rigidez e dores no corpo sempre que levanta da cama, pode estar sofrendo de um problema na coluna, pois a posição e o movimento do corpo podem estar estimulando esses sintomas.

 

Diante dos sintomas de dores e rigidez no corpo, procure um fisioterapeuta para saber de fato quem é ou quem são os responsáveis por esses sintomas: o colchão ou um problema de coluna que precisa ser tratado.

 

Muitas pessoas com dores e rigidez no corpo trocam o colchão e o travesseiro sem necessidade, pois a causa pode ser um problema de coluna e não vai ser o travesseiro ou o colchão que vão resolver.

 

Muitas dores de cabeça e pescoço são provocadas por torção e compressão na coluna cervical (pescoço), muitas vezes pela utilização de um travesseiro inadequado ou até mesmo um problema de coluna. É preciso investigar a causa dessas dores, caso contrário, os sintomas continuarão a surpreender.

 

Se você quer definitivamente ter uma boa noite de sono, procure saber se a rigidez e as dores no corpo ao se levantar são resultado da escolha errada do colchão ou travesseiros, da posição de dormir ou um problema de coluna. Quanto mais cedo você tiver essa resposta, mais tempo você desfrutará de uma boa noite de sono, sem desconforto, rigidez ou dores no corpo ao acordar.

 

O travesseiro e o colchão

 

O que é preciso fazer para ter uma boa noite de sono

 

O objetivo principal do travesseiro é apoiar a cabeça preenchendo o espaço entre o ombro e o pescoço, alinhando-a com a coluna reta. Caso o travesseiro seja pequeno ou grande demais, pode projetar a cabeça lateralmente e anteriormente, obstruindo as vias aéreas, torcendo e pressionando as estruturas da coluna cervical.

 

A falta de ar causada pela torção do pescoço vai acordá-lo durante a noite e o movimento desse despertar vai provocar ainda mais tensão e rigidez no pescoço. Um colchão macio ou duro demais pode influenciar na altura do travesseiro, mesmo que ele seja adequado.

 

Colchão macio

 

O problema do colchão macio é que ele aumenta, diminui ou inverte a curvatura da coluna (pescoço e lombar), provocando tensão e torção nos músculos e nas articulações.

 

Colchão duro

 

O colchão duro não promove o ajuste necessário para a acomodação da curvatura normal da coluna, machucando o quadril, os ombros e os joelhos. O resultado de uma escolha errada levará a uma tensão contínua aos músculos, comprometendo o descanso, predispondo ao ronco, às dores na coluna e prejudicando o sono.

 

Colchão ideal

 

O colchão ideal pode ser de molas ou espuma. Quanto à densidade ou firmeza, é preciso dosar, experimentar e descobrir a medida certa de dureza. O colchão não deve ser duro ou muito duro, como também não deve ser macio ou muito macio. Deve ser firme, buscando uma condição intermediária entre o duro e o macio e que se ajuste ao próprio corpo.

 

O que é preciso fazer para ter uma boa noite de sono

 

O que é preciso fazer para ter uma boa noite de sono

           

Cuide da sua coluna e aprenda a ter uma boa noite de sono

 

A coluna vertebral não é reta, possui curvas. Prevenir dores na coluna começa com uma boa noite de sono, cuidando das curvas e preservando mais naturalmente possível o desenho da coluna, tanto em repouso (deitado) como com carga (em pé ou sentado). 

 

Conhecer um pouco sobre a coluna para compreender a importância de escolher um colchão adequado é um caminho para o bem-estar. Nem sempre a troca do colchão, do travesseiro e de cadeiras resolve o problema das dores na coluna.

 

O que é preciso fazer para ter uma boa noite de sono

 

Colchão de molas ou de espuma?

 

Algumas pessoas se adaptam melhor ao colchão de espuma, outras ao colchão de molas. O que define a escolha desses colchões é a densidade firme. O que importa nessa decisão é observar aquele colchão que mais se molda ao corpo.

 

Não é pelo preço que se deve escolher um bom colchão, e sim pelo conhecimento adquirido através de um profissional especializado. A escolha do colchão ideal passa pela experiência de sentar e/ou deitar no colchão, observando a relação do peso do seu corpo com a densidade do mesmo. Após experimentar essa relação, deve-se escolher pela densidade considerada intermediária entre a mole e a dura, firme.

 

Qual caminho seguir para ter uma boa noite de sono, sem dores ou desconforto no corpo

 

Faça uma consulta com um profissional fisioterapeuta especializado na área para obter, de forma personalizada, conhecimentos necessários para escolher o colchão ideal, os travesseiros adequados e a posição correta de dormir. Assim você vai desfrutar de uma boa noite de sono para o resto da vida.

 

Adquirir qualidade de vida e bem-estar é aprender e treinar como o nosso corpo deve se comportar diante dos movimentos e posições.
Promover saúde é mudar comportamentos, estimular a prevenção e criar conceitos que geram mais qualidade para sua vida.

 

Dicas para ter uma boa noite de sono:

 

- Invista num colchão e em travesseiros adequados ao seu corpo, mas antes procure um fisioterapeuta especialista que possa ensinar a conciliar essas ferramentas (colchão, travesseiro e posição de dormir) ao seu sono;


- Durma e acorde de preferência nos mesmos horários. Não precisa ser rígido, mas é importante;


- Crie uma rotina antes de dormir, por exemplo: assistir TV, ler um livro, ouvir uma música tranquila e suave, tomar um banho relaxante, etc;
 

- Tenha um ambiente sem luz ou ruído, se possível;


- Preste atenção ao tipo de comida e bebidas que consome antes de dormir, evitando alimentos pesados nesses horários;


- Não se preocupe em acordar para ir ao banheiro durante a noite, desde que acenda a luz e consiga voltar e continuar o sono sem problema algum;


- Procure usar o quarto apenas para dormir. Caso não consiga pegar no sono na cama, saia do quarto e faça outra coisa até o sono aparecer.
 

- Evite TV no quarto, ela sempre vai interferir no seu sono;


Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil. 

 

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.

 




Deixe seu recado:
Seja bem-vindo!
Acesse sua conta, aqui.


Cadastre-se e receba nossos informativos

 

Curta e Interaja

 

 

Entrevista na Rádio CBN
Entrevistas na Rádio CBN - Dr. Abnel Alecrim

Tudo sobre Hérnia de Disco

Má postura das Crianças

 

 

Veja Nossos Artigos
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Hérnia de Disco
- Dor na Coluna
- Dor no Pescoço
- Você não tem que viver com Bruxismo
- Esporão de Calcâneo
- Dor no Joelho

 

 

Veja as Perguntas e Respostas
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Discopatia Degenerativa

- Hérnia de Disco
- Hérnia de Disco Extrusa

- Dor nas Costas
- Escoliose

  

 

Loca lização

fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

Av. Dr. Heitor Penteado, 428,

Taquaral Campinas, SP

Mapa de Localização

 

 

Entre em Contato
(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta 
das 8h às 18h.



Solicitação de
Agendamento

Nome:
E-mail:
DDD + Telefone:
Cidade:
Horário Desejado:
Dia da Semana:
Sintomas:
 

19 3308-6330
19 3212-1140

Campinas/SP

Pensando Saúde - Dr. Abnel® 2012 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite