Entre em Contato   Início   Onde Estamos?  
Pensando Saúde no Facebook Pensando Saúde no Twitter Pensando Saúde no Linkedin Pensando Saúde no Youtube Pensando Saúde no Google+
 

 

A boa fé do paciente não deve ser usada para justificar o uso de certos medicamentos ou suplementos sem evidência científica. A maioria dos pacientes, quando dispõe da informação adequada sobre o seu problema musculoesquelético, pode se tratar com sucesso.

 

 

A Glicosamina ou glicosamina + condroitina é largamente usada com o objetivo de regenerar ou impedir a degeneração da cartilagem. O problema é que não existe até o momento nenhum estudo amplo que dê subsídio para o uso da glicosamina ou glicosamina + condroitina como um suplemento capaz de regenerar ou impedir a degeneração da cartilagem, ou seja, da artrose.

 

A maioria das dores musculoesqueléticas é provocada por fatores mecânico, ou seja, provocada por um movimento ou posição aplicado nos músculos e articulações. A chave para identificar a origem dos sintomas de dores, formigamentos, queimação e dormência, causada pela a artrose, está em compreender os fatores de riscos mecânicos, e não por remédios ou suplementos com pouca ou nenhuma evidência científica.

 

 

O uso da glicosamina ou glicosamina + condroitina é um assunto controverso.

 

É importante seguir as sugestões de uma Medicina Baseada em Evidências, pois assim, se corre menos riscos de submeter às ondas de comercialização e da propaganda agressiva realizada com esse suplemento alimentar.

 

Alguns estudos mostraram que uma pequena parcela de usuários que fizeram uso da glicosamina ou glicosamina + condroitina, melhorou as suas dores e consequentemente a funcionalidade da articulação, em relação ao placebo. Isso ocorreu somente em alguns casos mais brandos de artrose.

 

“Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, coletaram todas as pesquisas clínicas de qualidade realizadas com condroitina, glicosamina ou ambas, e analisaram seus resultados em conjunto para avaliar se havia algum efeito sobre a dor ou sobre as alterações radiográficas. O artigo (http://zip.net/bnnxnr), publicado esse ano no British Medical Journal, relatou que nenhum dos medicamentos, usados isolados ou em conjunto, é capaz de trazer algum benefício significativo para os pacientes”.

 

Muitas pessoas no mundo todo fazem uso da glicosamina ou glicosamina + condroitina como um suplemento nutricional e para aliviar a dor provocada por manifestações da Osteartrite. A FDA (Food and Drug Administration – Órgão do governo dos EUA de Administração de Comidas e Remédios, que controlam os alimentos e medicamentos, através de diversos testes e pesquisas) não monitora seus efeitos de eficácia ou secundários.

 

 

Efeitos Adversos da glicosamina ou glicosamina + condroitina

 

Antes de tomar a glicosamina ou glicosamina + condroitina, é preciso aprender sobre os possíveis efeitos secundários e perigosos sobre a sua utilização.

 

Desconforto gastrointestinal

 

Um efeito colateral comumente relatado de tomar glicosamina ou glicosamina + condroitina é desconforto gastrointestinal, incluindo dor de estômago, diarreia, azia e indigestão. Estes efeitos secundários são reversíveis com a interrupção do suplemento.

 

Reação Alérgica

 

Pessoas que são alérgicas ao marisco podem têm sensibilidade à glicosamina ou glicosamina + condroitina, como é feita a partir das cascas duras de criaturas do mar como caranguejos, lagostas e camarões. Existem relatos conflitantes sobre o potencial alérgico de glicosamina ou glicosamina + condroitina. É aconselhável consultar um médico caso o paciente tenha alergia a marisco.

 

Pressão Alta

 

Se você tem pressão alta, tomar medicamento para o coração ou tem doença cardíaca, consulte o seu médico antes de tomar a glicosamina ou glicosamina + condroitina, pois, esses medicamentos são ricos em sódio.

 

Interações Medicamentosas

 

Quem faz uso do suplemento ou remédio glicosamina ou glicosamina + condroitina com medicamentos para úlceras ou diuréticos, pode aumentar a chance de desconforto gastrointestinal.

 

Grávidas ou mães que Amamentam os seus bebês.

 

A FDA não regulou ou testou a sua segurança para a utilização de mulheres grávidas ou que estão amamentando os seus bebês. Além disso, a glicosamina ou glicosamina + condroitina não é recomendado para crianças, pois não foi testado em crianças para a segurança.

 

Os riscos do consumo da Glicosamina ou glicosamina + condroitina

 

O uso da Glicosamina ou glicosamina + condroitina “parece” ser seguro, porém os riscos recaem sobre a ausência das às evidências quanto a sua eficiência, que ainda não estão claras.

 

Enquanto muitas pessoas tomam regularmente a glicosamina ou glicosamina + condroitina, existem muitos estudos que debatem sobre o assunto. Alguns estudos dizem que a glicosamina ou glicosamina + condroitina realmente não ajuda a curar ou aliviar a dor, e é apenas mais um golpe destinado a idosos. Mas por outro lado, muitas pessoas tomam este suplemento nutricional regularmente e afirmam que alivia sua dor.

 

 

A informação confiável não tem preço

 

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre as suas dores musculoesqueléticas, podem se tratar com sucesso.

 

E para aquelas pessoas que fazem o uso da glicosamina ou glicosamina + condroitina regularmente, é muito importante comprar o produto com cuidado, de preferência de uma fonte confiável, para garantir ao menos que o produto que você está comprando é realmente a glicosamina ou glicosamina + condroitina.

 

 

Tratamento eficaz – Fisioterapia Avançada

 

Entender melhor as manifestações da artrose, como ela aparece, o que provoca os sintomas, é o caminho para enfrentar e até para curar os casos de disfunções e dores nos músculos e articulações. O maior desafio no tratamento das dores na coluna e extremidades (braços, joelhos e pernas) é justamente descobrir a sua causa, já que ela (dores) está relacionada a muitas causas.

 

Uma indicação de tratamento para se compreender a natureza da lesão musculoesquelética é o método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica, uma abordagem da Fisioterapia Avançada.

 

O método McKenzie se baseia nas respostas dos movimentos e dos sintomas para definir um caminho que irá abolir as dores e restabelecer a funcionalidade dos músculos e articulações, tanto nas lesões que provocam desgastes ou degenerações nos músculos e articulações.

 

É possível dentro de um tratamento eficaz e seguro de terapia física, finalizar a romaria por uma informação confiável sobre o problema musculoesquelético, sem remédio ou cirurgias.

 

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

 

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.




Deixe seu recado:
Seja bem-vindo!
Acesse sua conta, aqui.


Cadastre-se e receba nossos informativos

 

Curta e Interaja

 

 

Entrevista na Rádio CBN
Entrevistas na Rádio CBN - Dr. Abnel Alecrim

Tudo sobre Hérnia de Disco

Má postura das Crianças

 

 

Veja Nossos Artigos
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Hérnia de Disco
- Dor na Coluna
- Dor no Pescoço
- Você não tem que viver com Bruxismo
- Esporão de Calcâneo
- Dor no Joelho

 

 

Veja as Perguntas e Respostas
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Discopatia Degenerativa

- Hérnia de Disco
- Hérnia de Disco Extrusa

- Dor nas Costas
- Escoliose

  

 

Loca lização

fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

Av. Dr. Heitor Penteado, 428,

Taquaral Campinas, SP

Mapa de Localização

 

 

Entre em Contato
(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta 
das 8h às 18h.



Solicitação de
Agendamento

Nome:
E-mail:
DDD + Telefone:
Cidade:
Horário Desejado:
Dia da Semana:
Sintomas:
 

19 3308-6330
19 3212-1140

Campinas/SP

Pensando Saúde - Dr. Abnel® 2012 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite