Entre em Contato   Início   Onde Estamos?  
Pensando Saúde no Facebook Pensando Saúde no Twitter Pensando Saúde no Linkedin Pensando Saúde no Youtube Pensando Saúde no Google+
 

 

Estudos mostram que o desconhecimento do uso correto de smartphones, tablets e laptops provocam dores no pescoço, cabeça, ombros, omoplatas e DTM (Disfunção temporomandibular). A hora-extra, a postura e o desconhecimento da ergonomia são os principais fatores de risco responsáveis por provocar as dores nos músculos e articulações do corpo.

 

O uso de smartphones, tablets e laptops provocam dores no pescoço, cabeça e braços

 

Ainda é prematuro dizer se os smatphones e tablets provocam lesões importantes nos músculos ou articulações, mas sem dúvida nenhuma poderemos conferir isso em pouco tempo. Já o laptop é responsável por muitas lesões musculoesqueléticas sendo cada vez maiores as visitas aos consultórios de fisioterapia.
Existe no Brasil e no mundo uma tendência de aumento das dores musculares e articulares causadas pelo uso errado dos aparelhos eletrônicos. Em 2010, as vendas de notebooks no Brasil superaram pela primeira vez as de desktops, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, e os acessos a internet já ultrapassam 100 milhões de pessoas.
Quais as lesões mais comuns quando se usam de forma errada os aparelhos eletrônicos?
Além das tendinites nos braços, cotovelos e mãos, o uso excessivo de determinados aparelhos pode provocar sintomas nos pescoço e na coluna lombar.
As crianças sofrem muito de tendinites e dores nas costas, já que elas ficam horas em computadores e videogames e os pais não sabem como lidar com isso muitas vezes. As crianças hoje ficam muito paradas, dentro do quarto, o que atrapalha o desempenho escolar bem como provoca o excesso de peso infantil.
Posição da cabeça e ausência de pausa no dia a dia provoca desconforto e dores nos músculos e articulações quando se usa os laptops, tablets e smatphones.
Má postura e desconhecimento da ergonomia levam a dores no pescoço, cabeça e braços
Cabeça projetada para frente por muito tempo, de forma repetitiva e todos os dias pode provocar um estresse contínuo nas estruturas do pescoço como discos, ligamentos e tendões. Se a pessoa não for bem orientada quanto a essa prática passa a ser comum no seu dia a dia, estimulando o aparecimento dos sintomas de dor e desconforto no pescoço.
A beleza do desenho corporal fica comprometida quando a mudança da curvatura da coluna compromete a sua função de movimentar e se adaptar, tendo como conseqüência os sintomas nos músculos e articulações. A piora da postura interfere diretamente no alinhamento natural e normal da coluna vertebral, fazendo com que o corpo na tentativa de fugir da posição que provoca dor para aliviar, piore ainda mais a postura.
 A postura é a forma que o corpo encontrou para manter os músculos e articulações equilibrados, para contrapor a gravidade e as forças externas existentes.
 Muitas das manifestações degenerativas na coluna cervical (pescoço) como hérnia de disco são provocadas pela má postura e pelo desconhecimento da ergonomia, situação que pode ser revertida com uma orientação competente e um tratamento eficaz e rápido.
No início o desconforto aparece como uma tensão e por não ser importante ignoramos. Mas a frente vem às dores leves que também ignoramos, pois um alongamento nos deixa com a sensação de alívio. Mais a frente começa as dores persistentes e é nesta fase que iniciamos com os medicamentos.
A demora em procurar ajuda especializada associada a diagnósticos errados pode levar a pessoa que sofre com as dores no pescoço a utilização de anti-inflamatórios indiscriminadamente. As dores que antes eram pequenas e leves se transformam em dor persistente e incapacitante.
Muitas vezes o corre-corre do dia a dia disfarça a percepção dos sintomas de desconforto e dor, e é nesta fase que o problema começa a se prolongar.
Cabeça projetada para frente pode acelerar o desgastes nos ligamentos e discos do pescoço. O que dizem os estudos.
A projeção anterior da cabeça é um dos principais indicadores de disfunção no pescoço, crânio e mandíbula. O alinhamento do pescoço e cabeça é mantido por um equilíbrio do sistema neuromuscular que contrapõem a todo o momento a força da gravidade, ao peso da cabeça e a má postura, que tendem a desequilibrar a cabeça anteriormente.
Olhar uma mensagem no celular causa mais mal do que bem.
A posição adotada por muitas pessoas ao ler uma mensagem de celular pode gerar estresse na coluna que, com o tempo, pode desgastar os músculos e articulações do pescoço e das costas, até chegar a um ponto no qual a cirurgia se faz necessária.
Você pode estar causando um mal danado para a sua coluna sem estar sabendo. De acordo com um novo estudo americano publicado na Surgery Technology International, estima-se que as pessoas estejam adicionando 27 kg no pescoço toda vez que abaixam para olhar o celular. A cabeça de um ser humano adulto pesa cerca de 4,5 kg em posição neutra. Quando ela cai para frente, o peso pode chegar até 27 kg, dependendo da sua posição. 
 
 
A cabeça de um adulto pesa geralmente entre 4 a 5 Kg. e o alinhamento correto da postura na posição sentada e em pé provoca um equilíbrio necessário para não tensionare estresar os músculos, ligamentos, discos e nervos do pescoço.
A anteriorização da cabeça leva a compensações na cintura escapular, cintura pélvica e membros, ou por outro lado, alterações iniciadas em qualquer outro segmento corporal provocam reação secundária na postura da cabeça. KRARAUER,L.R.H. - Relação entre Respiração Bucal e Alterações Posturais em Crianças: uma análise descritiva. São Paulo, 1997. [Tese-Mestrado - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].
A anteriorização da cabeça pode, por sua vez, causar compressão mecânica na coluna cervical superior, produzindo diminuição da mobilidade dos tecidos moles e das articulações nesse segmento, aumentado a percepção de tontura. Vidal P, Huijbregts P. Dizziness in orthopedic Physical Therapy Practice: history and physical examinantion. J Man Manip Ther. 2005;3(4):222-51.
Pacientes com disfunção vestibular periférica apresentam em geral uma diminuição na flexibilidade e na capacidade de relaxar. Um estudo apontou que cerca de metade dos pacientes apresenta amplitude de movimento diminuída no pescoço, na articulação têmporo-mandibular, nos ombros e na coluna dorsal. Kvàle A, Wilhelmsen K, Fiske HA. Physical findings in patients with dizziness undergoing a group exercise programme. Physiother Res Int. 2008;13(3):162-75. 
Estudo mostra que quando a cabeça é inclinada mais de 30° para frente, os músculos do pescoço são tencionados para manter essa postura, gerando sobrecarga na nuca, face, ombros e omoplatas. Armijo Olivo S, Magee DJ, Parfitt M, Major P, Norman MR. The association between the cervical spine, the stomatognathic system, and craniofacial pain: a critical review. J Orofac Pain. 2006;20(4):271-87.  
Quando procurar ajuda?
Smartphones, tablets e laptops provocam dores no pescoço, cabeça e braços
A cada dia aumenta a procura de tratamento para dores de cabeça, pescoço e braços pela utilização principalmente dos laptops. Como ainda é recente a chegada dos tablets e smatphones não é verificada uma grande procura aos consultórios, e para frear o aparecimento dessas lesões a prevenção é o melhor remédio.
Dor, queimação ou formigamento persistente no pescoço, cabeça, face e braços são sinais que mostram que algo não está correto e que pode comprometer a postura se mantido sem solução.
Existem sintomas de dor, pontadas e fisgadas que irradiam da coluna torácica para o peito, seios, tórax e abdome, e quando o diagnóstico não é correto o tratamento não tem um resultado satisfatório. É por isso que existem muitos casos de dor crônica sem solução, pois a causa não é identificada muito menos os fatores de riscos como o desconhecimento da ergonomia dos aparelhos eletrônicos.
Quais os principais sintomas encontrados nas pessoas que usam diariamente os laptops, tablets e smartphones?
Os principais sintomas são desconforto na região do pescoço e braços, dor no pescoço, dor de cabeça, face e fundo dos olhos. Uma lesão causada no pescoço, por exemplo, pode provocar dor no próprio pescoço e na cabeça, como irradiar para os braços e mãos causando também formigamento, dormência e queimação.
Quais as lesões mais comuns causadas pelo uso errado dos aparelhos eletrônicos?
As tendinites nos punhos e ombros são muito freqüentes, mas, sem dúvida alguma as dores irradiadas para a cabeça, face, ombros, braços e mãos com comprometimento na coluna cervical (Pescoço) são as mais comuns. Os sintomas iniciam com tensão, desconforto e dor no pescoço, depois evoluem para formigamento, dormência e queimação nos braços e mãos podendo chegar a dores persistentes e fortes com o decorrer do tempo. 
Quais os cuidados necessários para não correr risco de uma lesão quando usar continuamente os parelhos eletrônicos como laptop, tablet e smartphones?
Smartphones, tablets e laptops causam dores no pescoço, cabeça e braços
A postura correta de sentar, o conhecimento sobre a ergonomia e as pausas de uma e uma hora são atitudes que ajudam a manter o autocuidado sempre que utilizamos os aparelhos eletrônicos.
Laptop
 O ideal é que o notebook seja utilizado sobre a mesa; evite sobre a cama e sobre o colo. Caso o notebook seja usado por muitas horas durante o dia, utilize o suporte do aparelho bem como o teclado auxiliar. Evite que a cabeça fique projetada para frente e que você fique com o olhar para baixo.
Sentado na cadeira utilizar sempre o apoio das costas. Aproxime a cadeira da mesa colocando ao alcance das mãos os objetos que serão mais utilizados, de tal maneira que não seja preciso esticar o braço para alcançá-los. Os braços (ombro – cotovelo) devem ficar ao longo do corpo e o cotovelo a 90º, evitando assim que o tronco e a cabeça sejam projetados para frente. Seguindo essas orientações associado a pausa de uma e uma hora para dar uma esticada, as articulações e os músculos do pescoço, costas, cabeça e braços ficarão menos estressados e dolorosos.
Smatphone
Quando utilizar o smartphone apóie com uma mão e mexa com a outra as funções do aparelho. Mexa no aparelho hora com uma mão hora com a outra. Em pé ou sentado, os cotovelos devem ser mantidos sempre junto ao corpo, nem projetados para frente, e nem em posição de voo (abertos). A cabeça precisa ficar na posição neutra, com o olhar horizontal, assim os músculos da face e do pescoço não sofrerão um estresse contínuo ao utilizar o aparelho.
Evite utilizar o aparelho quando estiver andando a pé na rua. Dentro do carro somente utilizar o aparelho quando não estiver dirigindo e se precisar utilizar o aparelho dirigindo, pare e estacione o carro, é mais seguro.
O motorista reage de forma mais lenta quando utiliza o celular, perde o reflexo ao olhar para o retrovisor. Quando a atenção é prejudicada no trânsito é comum avançar o sinal como não visualiza direito as placas de sinalização de trânsito.
Tablet
O ideal é que o tablet seja utilizado sobre a mesa e evite sobre o colo. Utilizar o tablet sobre a mesa e com um suporte para não manter a cabeça e pescoço anteriorizados. No sofá arrume a postura de sentar e não permaneça por mais de uma hora. Utilize o tablet para a leitura desde que bem posicionado a coluna na cama ou na cadeira. Ao utilizar o tablet para a leitura sobre a mesa adquirir o suporte.
Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.



Deixe seu recado:
Seja bem-vindo!
Acesse sua conta, aqui.


Cadastre-se e receba nossos informativos

 

Curta e Interaja

 

 

Entrevista na Rádio CBN
Entrevistas na Rádio CBN - Dr. Abnel Alecrim

Tudo sobre Hérnia de Disco

Má postura das Crianças

 

 

Veja Nossos Artigos
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Hérnia de Disco
- Dor na Coluna
- Dor no Pescoço
- Você não tem que viver com Bruxismo
- Esporão de Calcâneo
- Dor no Joelho

 

 

Veja as Perguntas e Respostas
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Discopatia Degenerativa

- Hérnia de Disco
- Hérnia de Disco Extrusa

- Dor nas Costas
- Escoliose

  

 

Loca lização

fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

Av. Dr. Heitor Penteado, 428,

Taquaral Campinas, SP

Mapa de Localização

 

 

Entre em Contato
(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta 
das 8h às 18h.



Solicitação de
Agendamento

Nome:
E-mail:
DDD + Telefone:
Cidade:
Horário Desejado:
Dia da Semana:
Sintomas:
 

19 3308-6330
19 3212-1140

Campinas/SP

Pensando Saúde - Dr. Abnel® 2012 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite