Entre em Contato   Início   Onde Estamos?  
Pensando Saúde no Facebook Pensando Saúde no Twitter Pensando Saúde no Linkedin Pensando Saúde no Youtube Pensando Saúde no Google+
 

 

Abordagem baseada na avaliação e exercícios específicos demonstra que sintomas são reversíveis em mais de 75% dos casos, sendo abolidos rapidamente e em poucas sessões, sem depender de medicação ou cirurgia.    

 

Dores no Pescoço e Irradiadas

 


 
Os problemas do pescoço ou um insuportável torcicolo se manifestam com dores localizadas no próprio pescoço. Esses desconfortos podem irradiar-se para os ombros, omoplatas, braços, mãos, ATM, face, além de desencadearem dores de cabeça, enxaquecas, dores no fundo dos olhos, labirintite, zumbidos, vertigens, tonteiras e náuseas.

 

O problema é que tais pontos dolorosos irradiados são muitas vezes confundidos com dores musculares, artroses, artrites, tendinites, bursites e distensões e o tratamento deixa de ser eficaz por não tratar a causa real do problema.

 

Uma das causas mais comuns de dor no pescoço e nos braços é a má postura. Pode-se observar que os inúmeros riscos que agridem a coluna cervical e lombar ocorrem no trabalho, em casa, na academia, no treino esportivo errado ou em situações mais simples, como um travesseiro inadequado e posições erradas ao dormir.

 

A posição sentada no sofá, no escritório, dirigindo um carro, pintando, costurando, bordando, fazendo crochê, artesanato, etc. predispõe a projeção da cabeça e do pescoço para a frente e essa condição causa um estresse nos músculos, ligamentos e discos da coluna cervical, torácica e lombar. Pessoas com dores, formigamentos, queimação ou pontadas no pescoço e cabeça são as mais prováveis de ficarem incapacitadas.

 

Segundo o fisioterapeuta Abnel Alecrim, com formação no Método McKenzie, que atua também com a RPG e Reflexologia, quando submetemos a nossa coluna a uma posição fixa, por um tempo prolongado e curvada para a frente, é produzido nos discos intervertebrais um estresse, uma pressão excessiva. Os discos da coluna, por sua vez, emitem sinais de dor para regiões dos músculos distantes da coluna, nos dando a falsa ideia de ser uma dor muscular.


As causas mais comuns das dores no pescoço e irradiadas

 

As causas mais comuns de dores no pescoço e irradiadas para a cabeça, ombros, braços e mãos são aquelas provocadas por estiramento excessivo dos ligamentos em decorrência das tensões posturais.

 

Isso ocorre quando a pessoa senta com má postura e por um longo período, quando dorme ou deita com a cabeça numa posição inconveniente, quando dirige ou fica sentada no computador por muito tempo e sem pausas.

 

Quando as dores no pescoço e irradiadas já estão presentes, a má postura em geral as torna piores, e sempre persistentes.


A hérnia de disco
 
A hérnia de disco no pescoço pode gerar dor de cabeça e na nuca, agravar a enxaqueca e as dores de cabeça tensionais. A hérnia de disco é uma lesão sofrida pelos discos que compõem a coluna vertebral.

 

A coluna vertebral é composta por várias vértebras e discos que se localizam entre as vértebras.

 

Os discos localizados entre as vértebras têm a função de absorver, amortecer e equilibrar o peso do corpo quando em movimento ou parado, ou simplesmente quando em pé ou sentado e é justamente ai que começa a maioria dos problemas de dores e desconforto no pescoço e irradiadas.


Qual o tratamento?

 

Para tratar o problema, o Dr. Abnel Alecrim trabalha com o Método McKenzie criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie. O tratamento consiste na avaliação do paciente, elaboração de um programa de exercícios, orientação postural e na prevenção de novas crises. No tratamento o paciente é estimulado a se autocuidar e ensinado a se autotratar.

 

Tratamento para dor no pescoço

 

A maioria das dores musculares e articulares como a da coluna cervical (pescoço) é de origem "mecânica", ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações.
 
Sendo assim uma posição ou um movimento inverso ao que agride, estressa e deforma as estruturas da coluna pode abolir a dor e restaurar a função.

 

O Método McKenzie não visa apenas a solução dos sintomas atuais, mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.
 

Além de ser um tratamento rápido, eficaz e seguro, visto que geralmente são necessárias poucas sessões (5 a 7 sessões) para o alivio dos sintomas, o paciente pode fazer exercícios em casa ou no trabalho, evitando as idas ao consultório do fisioterapeuta.

 

tratamento para dor no pecoço


               
Prevenção
 
Realizar exercícios preventivos em casa ou no trabalho ajuda a tornar a sua coluna mais flexível e ajustada nas posições fixas e em movimentos, evitando assim o encurtamento dos músculos e a má postura.
 
O conhecimento da ergonomia e dos mobiliários adequados no ambiente de trabalho ou em casa é imprescindível para a manutenção da postura e da funcionalidade das estruturas da coluna como os nervos, ligamentos, cartilagens e os discos.


A cadeira e a posição de sentar adequadas
 
O encosto da cadeira deve variar entre 90º e 110º. E quando sentado você deve aproximar o abdômen da mesa. A altura da mesa deve ser de 73 a 75 cm do chão. Utilize um suporte para os pés para manter as coxas no mesmo alinhamento do solo, possibilitando menos cansaço nas pernas.

 

Os pés devem ficar todo no chão. O assento da cadeira deve ser paralelo ao chão e com o comprimento igual ao da coxa ou menor. Os braços devem ficar paralelos à coluna e os cotovelos a 90º.

 
O computador convencional (desktop)

 

O teclado e o mouse deverão estar no mesmo alinhamento para o melhor posicionamento das mãos. Mantenha uma distância de 45 a 65 cm entre os olhos e a tela do computador. A margem superior da tela do computador deverá estar no mesmo alinhamento do olhar horizontal.

 
Notebook
 
O ideal é que o notebook seja utilizado sobre a mesa; evite sobre a cama e sobre o colo. Caso o notebook seja usado por muitas horas durante o dia, utilize o suporte, evitando assim que a cabeça fique projetada para a frente e que você fique com o olhar para baixo.

 

Coloque ao alcance das mãos os objetos que serão mais utilizados na mesa de tal maneira que não seja preciso esticar o braço para alcançá-los. Evite esticar o braço, pois é nesse ato que você tende a curvar o tronco e a cabeça para a frente, estressando tanto as articulações do pescoço quanto a coluna dorsal, lombar, pernas e braços.

 
Outros cuidados para melhorar a sua postura

Ao dirigir

 

A posição da cabeça ao dirigir deve ser neutra e você deve manter sempre o olhar horizontal. Ajuste o assento para que fique perto suficiente dos pedais e que não seja preciso trazer o pescoço para a frente. Ajuste o retrovisor central do seu carro para permitir a posição neutra da cabeça com o olhar horizontal.

 

Quase todo mundo tem alguma rigidez ou desconforto na coluna lombar e/ou pescoço após as viagens longas e sem interrupções regulares. Se você não tem problema na coluna ou se já enfrenta problemas de dores no pescoço ou coluna lombar, utilize o rolo lombar, pois ele ajudará a diminuir o estresse na coluna baixa e no pescoço, e faça interrupções regulares, de duas em duas horas.
 
Ao ler

 

Procure não ler na cama, principalmente se estiver sem apoio, flexionando assim a cabeça e tentando manter os braços para a frente para segurar o livro.  Finalmente, lembre-se de não ficar em uma mesma posição por muito tempo. Nosso corpo foi feito para se movimentar.
 
Ao dormir

 

Cuidado com a posição de dormir e com a utilização dos travesseiros, prevenindo assim riscos de problemas no pescoço e na coluna lombar. Recomenda-se dormir de lado, com um travesseiro que mantenha o alinhamento da sua cabeça com o seu corpo e outro travesseiro para ficar entre o seu tronco e as pernas. Assim você terá o conforto necessário para garantir uma boa noite de sono. Leia mais no site as matérias “Qual é a Melhor Posição para Dormir?” e “Como Obter uma Boa Noite de Sono”.

 

 

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Campinas, SP.


 




Deixe seu recado:
Seja bem-vindo!
Acesse sua conta, aqui.


Cadastre-se e receba nossos informativos

 

Curta e Interaja

 

 

Entrevista na Rádio CBN
Entrevistas na Rádio CBN - Dr. Abnel Alecrim

Tudo sobre Hérnia de Disco

Má postura das Crianças

 

 

Veja Nossos Artigos
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Hérnia de Disco
- Dor na Coluna
- Dor no Pescoço
- Você não tem que viver com Bruxismo
- Esporão de Calcâneo
- Dor no Joelho

 

 

Veja as Perguntas e Respostas
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Discopatia Degenerativa

- Hérnia de Disco
- Hérnia de Disco Extrusa

- Dor nas Costas
- Escoliose

  

 

Localização

fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

Av. Dr. Heitor Penteado, 428,

Taquaral Campinas, SP

Mapa de Localização

 

 

Entre em Contato
(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta 
das 8h às 18h.



Solicitação de
Agendamento

Nome:
E-mail:
DDD + Telefone:
Cidade:
Horário Desejado:
Dia da Semana:
Sintomas:
 

19 3308-6330
19 3212-1140

Campinas/SP

Pensando Saúde - Dr. Abnel® 2012 - 2014 - Desenvolvido por Dinamicsite