Entre em Contato   Início   Onde Estamos?  
Pensando Saúde no Facebook Pensando Saúde no Twitter Pensando Saúde no Linkedin Pensando Saúde no Youtube Pensando Saúde no Google+
 

 

Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são um grupo de doenças dolorosas que atingem os músculos, tendões e nervos. A síndrome do túnel do carpo, tendinite, síndrome do desfiladeiro torácico, as dores no pescoço e irradiada para os braços são alguns exemplos.

 

 

A causa das dores musculoesquelética.

 

Não está claro que "lesões por esforços repetitivos" são as responsáveis pelas dores musculo esqueléticas. As posturas inadequadas, como também o desconhecimento da ergonomia também contribuem, associadas ou não, com os fatores emocionais e a insatisfação com o trabalho.

 

A origem do problema.

 

A identificação dos riscos no local de trabalho é o caminho mais eficaz para prevenir as dores que atinge os músculo e articulações.


A romaria por uma informação confiável sobre o problema.

 

Na ausência de um diagnóstico correto, muitos casos de dores ocupacionais, em especial, as tendinites e bursites nos ombros, cotovelos e mãos, permanecem sem solução, e a romaria do paciente por uma informação confiável sobre o seu problema não acaba nunca.

 

 

 

A demora em buscar ajuda da Fisioterapia Especializada, associada a diagnósticos errados, leva muitas lesões musculoesqueléticas a piorar, podendo essas manifestações, evoluir para dores mais intensa, persistente e incapacitante.

 

A maioria das dores musculoesqueléticas, como as Tendinites / tenossinovites; Epicondilites (cotovelo tendinite); Síndrome do túnel do carpo; doença De Quervain; síndrome do desfiladeiro torácico; dores no pescoço; dores nos ombro, é de origem mecânica / física, ou seja, provocada por um movimento e posições, aplicados nos músculo e articulações.

 

Identificar os fatores de riscos, bem como, o exercício correto para corrigir a disfunção musculoesquelética é o caminho ideal para uma solução definitiva do problema.

 

Doenças ocupacionais e lesões por esforços repetitivos. 

 

É importante que as empresas promovam qualidade de vida e bem-estar ao seu corpo funcional, colaborando assim com a produtividade.

 

No Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que problema relacionado à coluna está em terceiro lugar no número de queixas e afastamento do trabalho, que só perde para as doenças psiquiátricas, que estão em segundo lugar, e para as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (Dort) e lesões por esforço repetitivo (LER).

 

Doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (Dort) e lesões por esforço repetitivo (LER).

 

O estresse, as dores de cabeça, doenças osteomusculares, formigamento nas pernas e mãos são muitas vezes são sinais de aviso do corpo que a qualquer momento um distúrbio está para ocorrer e se instalar, como por exemplo, a LER (lesões por esforços repetitivos).

 

O mundo está cada vez mais se transformando em um mundo de serviços e com isso as posturas prolongadas, principalmente o da posição sentada tendem a aumentar no ambiente de trabalho.

 

 

Fica evidente a necessidade de as empresas pensarem em formas preventivas de intervenção de caráter educativo com o intuito de melhor garantir a produtividade de seus trabalhadores, já que os prejuízos provenientes das doenças de trabalho, que afetam a qualidade de vida e prejudicam o bom andamento organizacional da dinâmica produtiva.

 

As ações preventivas irão promover o conhecimento sobre os fatores causais, orientando o corpo funcional para lidar com as dificuldades impostas no dia a dia no ambiente de trabalho, ou até mesmo em casa.

 

A Fisioterapia Avançada (Método McKenzie) é eficaz na cura e na prevenção das doenças ocupacionais.

 

Prestar serviços na promoção de saúde no consultório e no ambiente de trabalho através de intervenções individuais e em grupo, de palestras informativas, orientando o corpo funcional da empresa com métodos científicos, sobre os problemas ocasionados pelas posturas prolongadas, principalmente a sentada, LER / DORT, cefaléias, dores na coluna, ciática, hérnia de disco; além de outras enfermidades clínicas em que se obtêm poucos resultados com a medicina alopática, tais como as dores crônicas.

 

A prevenção é o nosso objetivo e o tratamento adequado contribuirá para colaborar com a produtividade salutar deste Capital Humano.

 

Tratamento eficaz - Método McKenzie. 
 
O Método McKenzie foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie. O tratamento consiste na avaliação do paciente, e na elaboração de um programa de exercícios, orientação postural e prevenção de novas crises. No tratamento o paciente é estimulado a se autocuidar e ensinado a se autotratar.

 


 
A maioria das dores musculares e articulares do corpo é de origem "mecânica", ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações. Sendo assim, uma posição ou um movimento inverso ao que agride, estressa e deforma as estruturas da coluna, por exemplo, pode abolir a dor e restaurar a função dos músculos e articulações.
 
O Método McKenzie não visa apenas à solução das dores musculares e articulares atuais, mas também, a prevenção em longo prazo, da incidência de novas crises.
 

Além de ser um tratamento rápido, eficaz e seguro, visto que geralmente são necessárias poucas sessões (5 a 7 sessões) para o alivio dos sintomas, o paciente pode fazer exercícios em casa ou no trabalho, evitando as idas ao consultório do fisioterapeuta.

 

Vantagens e benefícios do Método McKenzie.

 

 

- Pode ser aplicado nos estágios agudo, sub-agudo e crônico de um problema musculoesquelético;
 

-Menor custo, devido à redução do número de visitas do paciente ao Fisioterapeuta;
 

- Auto-tratamento, educar o paciente para fazer o s exercícios e torná-lo independente em relação ao terapeuta;
 

- Os quadros crônicos na sua maioria são revertidos e 60% dos quadros agudos reversíveis;
 

- Adequado para uma ampla variedade de problemas mecânicos, tanto da coluna (discogênicos ou não-discogênicos), quanto das articulações periféricas;
 

- Permite identificar precocemente aqueles pacientes que respondem rápido ao tratamento mecânico conservativo, os que respondem devagar e os que não respondem ao tratamento e por isso necessitam de outra abordagem terapêutica;
 

- Identifica aqueles pacientes que podem ser orientados e se tornar independentes (70%) e aqueles que necessitarão de técnicas manuais do fisioterapeuta (30%);
 

- Educa, estimula e capacita os pacientes a usarem suas habilidades de auto-tratamento para controlar e resolver os seus sintomas atuais e reduzir a reincidência e a gravidade de possíveis futuras crises;
 

- Assegura que o paciente receba um tratamento rápido, eficaz e de baixo custo, o que faz com que seja cada vez mais procurado por pacientes e indicado por médicos, em todo o mundo.

 

Educação eficaz – Método Mckenzie.

 

Para as empresas – Palestras educativas – Método McKenzie.

 

Temas: Vida ativa, ergonomia e bons hábitos posturais. 

 

- Porque prevenir as dores musculares e articulares como DORT e LER?
- O descuido com a coluna e as indesejáveis conseqüências;
- Dores nas costas e o ambiente de trabalho;
- Hábitos posturais (Maneira de sentar, deitar, posicionar banco do carro);
- Exercícios específicos para a coluna e dores e formigamento nos braços e pernas;
- Prevenção tratamento da LER/DORT no ambiente de trabalho;
- RPG para Gestantes;

 

Confira as dicas confiáveis e valiosas sobre os cuidados com a postura, ergonomia e conheça os benefícios e vantagens do tratamento com a Fisioterapia Avançada.

 

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

 

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.




Deixe seu recado:
Seja bem-vindo!
Acesse sua conta, aqui.


Cadastre-se e receba nossos informativos

 

Curta e Interaja

 

 

Entrevista na Rádio CBN
Entrevistas na Rádio CBN - Dr. Abnel Alecrim

Tudo sobre Hérnia de Disco

Má postura das Crianças

 

 

Veja Nossos Artigos
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Hérnia de Disco
- Dor na Coluna
- Dor no Pescoço
- Você não tem que viver com Bruxismo
- Esporão de Calcâneo
- Dor no Joelho

 

 

Veja as Perguntas e Respostas
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Discopatia Degenerativa

- Hérnia de Disco
- Hérnia de Disco Extrusa

- Dor nas Costas
- Escoliose

  

 

Loca lização

fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

Av. Dr. Heitor Penteado, 428,

Taquaral Campinas, SP

Mapa de Localização

 

 

Entre em Contato
(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta 
das 8h às 18h.



Solicitação de
Agendamento

Nome:
E-mail:
DDD + Telefone:
Cidade:
Horário Desejado:
Dia da Semana:
Sintomas:
 

19 3308-6330
19 3212-1140

Campinas/SP

Pensando Saúde - Dr. Abnel® 2012 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite