Entre em Contato   Início   Onde Estamos?  
Pensando Saúde no Facebook Pensando Saúde no Twitter Pensando Saúde no Linkedin Pensando Saúde no Youtube Pensando Saúde no Google+
 

 

Muitas pessoas sofrem com certos pontos sensíveis nos músculos do corpo, conhecidos como a Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM). A dor crônica causada pela SDM é provocada pelos Trigger Points e contrações da fáscia muscular.

 

 

Os Trigger Points (Pontos Gatilhos) são “nódulos”, “nós”, “caroços” ou pontos sensíveis e palpáveis no corpo inteiro, que podem produzir dor à distância, ou seja, uma dor onde a origem do problema não está no local da dor.

 

Se você sofre com pontos sensíveis nos músculos do corpo, você pode estar sofrendo de um problema causado pela Síndrome Dolorosa Miofascial

 

Os Trigger Points aparecem com mais frequência nos músculos do pescoço, da cabeça, face, ombros e coluna torácica.

 

Os trigger points podem provocar dor em diversas regiões do corpo.

 

 

Dor crônica na face, cabeça, pescoço, mandíbula, dores de dente, dores de ouvido, sinusite, zumbido nos ouvidos e tonturas, podem ser sintomas dos trigger points.

 

Enxaquecas, torcicolo, tendinite, lombalgias, dor ciática, dores nos braços e nas pernas, também podem ser provocados pelos trigger points.

 

A romaria por uma informação confiável.

 

Na ausência de um diagnóstico correto, muitos casos de dor musculoesquelética, em especial, as dores musculares e articulares, permanecem sem solução, e a romaria do paciente por uma informação confiável sobre o seu problema não acaba nunca. 

 

 

 

Os trigger points são frequentemente confundido com fibromialgia (e outras causas de hipersensibilidade à dor).

 

É preciso identificar a origem do problema, para que o tratamento seja eficaz e definitivo, caso contrário, os pacientes passarão uma romaria até encontrar a verdadeira origem das dores. Essa condição gera um custo para os pacientes, e uma predisposição a procedimentos, medicamentos e cirurgias desnecessárias.

 

É normal o aparecimento dos trigger points.

 

Muitas pessoas têm os pontos gatilhos latentes e escondidos no corpo, que não causam sintomas, mas podem facilmente ser acionados. Às vezes, os pontos gatilho causam sintomas tão severos que eles são confundidos com emergências médicas.

 

Os pontos tensos e doloridos provocados pelo trigger point ficam adormecidos nos músculos, ligamentos, tendões e articulações.

 

Uma pista para encontrar a origem do problema.

 

Quando submetemos a nossa coluna a uma posição fixa, por um tempo prolongado ou curvamos a coluna para a frente, é produzido nos discos intervertebrais um estresse, uma pressão excessiva. Os discos da coluna, por sua vez, emitem sinais de dor para regiões dos músculos distantes da coluna, nos dando a falsa ideia de ser uma dor muscular.

 

A maioria das dores musculoesqueléticas é de origem “mecânica” / “física”, ou seja, provocada por um movimento e posições praticados ao longo da vida nos músculos e articulações.

 

Os hábitos posturais ruins e o desuso provocam um estresse físico contínuo nos músculos e articulações do corpo, em especial, nos discos, ligamentos e nervos da coluna vertebral. Os movimentos e posições praticados pela má postura estão por trás do aparecimento do ponto gatilho nos músculo do corpo.

 

O disco vertebral pode provocar dor em diversos músculos do corpo.

 

A coluna vertebral é composta por várias vértebras e discos, que se localizam entre as vértebras. O disco vertebral é a estrutura da coluna que mais produz sintomas na coluna, que podem em muitos casos provocar dor irradiada para a face, cabeça, braços, quadril, coxa, joelhos e pés. 
 

 

Os discos localizados entre as vértebras têm a função de absorver, amortecer e equilibrar o peso do corpo quando em movimento ou parado, ou simplesmente quando em pé ou sentado, e é justamente ai que começa a maioria dos problemas de dores e desconforto nos músculos e articulações.

 

Quando os sinais de tensão e de espasmo provocado pelo sofrimento discal é solucionado, desaparecem imediatamente os pontos gatilhos.


Manter-se ativo e os bons hábitos posturais previnem as fissuras e os rasgos nos discos.

 

O disco vertebral é a estrutura da coluna que mais produz sintomas nos músculo e articulações do corpo, e podem em muitos casos, provocar dor irradiadas.

 

Os discos machucados na coluna lombar podem provocar sintomas na lombar, como dor, dormência, formigamento ou fraqueza irradiando para a perna. Estes sintomas são chamados de ciática ou radiculopatia lombar. Podem provocar disfunção na bexiga, dor no quadril, coxa, joelho, virilha, saco escrotal, ânus, vagina e região sacroilíaca.

 

Os discos machucados na coluna cervical (pescoço) podem provocar sintomas no pescoço, como dor irradiada para o ombro, omoplata, garganta, braço e os dedos, bem como sintomas neurológicos.

 

Os discos machucados na coluna torácica (meio das costas) podem provocar sintomas na região torácica, como dor, que irradia às vezes para o peito, costelas e barriga.

 

 

Tratamento eficaz - Método McKenzie. 
 

O Método McKenzie foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie. O tratamento consiste na avaliação do paciente, e na elaboração de um programa de exercícios, orientação postural e prevenção de novas crises. No tratamento o paciente é estimulado a se autocuidar e ensinado a se autotratar.

 


 
A maioria das dores musculares e articulares do corpo é de origem "mecânica", ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações. Sendo assim, uma posição ou um movimento inverso ao que agride, estressa e deforma as estruturas da coluna, por exemplo, pode abolir a dor e restaurar a função dos músculos e articulações.
 

 

O Método McKenzie não visa apenas à solução das dores musculares e articulares atuais, mas também, a prevenção em longo prazo, da incidência de novas crises.
 
Além de ser um tratamento rápido, eficaz e seguro, visto que geralmente são necessárias poucas sessões (5 a 7 sessões) para o alivio dos sintomas, o paciente pode fazer exercícios em casa ou no trabalho, evitando as idas ao consultório do fisioterapeuta.
      
Prevenção.

 

O desuso e hábitos posturais ruins estão por trás da causa do ponto gatilho.

 

Realizar exercícios preventivos em casa ou no trabalho ajuda a tornar os seus músculos e articulações mais flexíveis e ajustados nas posições fixas e em movimentos, evitando assim o encurtamento dos músculos e a má postura.
 
O desconhecimento da ergonomia e dos exercícios corretos para a manutenção da postura provocam as dores nos músculos e articulações do corpo. O tratamento correto e eficaz para as dores que atinge os músculo e articulações ajudam na manutenção da postura e na melhora da flexibilidade dos músculos e articulações, prevenindo os desgastes e o processo degenerativo dos músculos, nervos, ligamentos, cartilagens e dos discos.

 

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

 

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.



 




Deixe seu recado:
Seja bem-vindo!
Acesse sua conta, aqui.


Cadastre-se e receba nossos informativos

 

Curta e Interaja

 

 

Entrevista na Rádio CBN
Entrevistas na Rádio CBN - Dr. Abnel Alecrim

Tudo sobre Hérnia de Disco

Má postura das Crianças

 

 

Veja Nossos Artigos
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Hérnia de Disco
- Dor na Coluna
- Dor no Pescoço
- Você não tem que viver com Bruxismo
- Esporão de Calcâneo
- Dor no Joelho

 

 

Veja as Perguntas e Respostas
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Discopatia Degenerativa

- Hérnia de Disco
- Hérnia de Disco Extrusa

- Dor nas Costas
- Escoliose

  

 

Loca lização

fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

Av. Dr. Heitor Penteado, 428,

Taquaral Campinas, SP

Mapa de Localização

 

 

Entre em Contato
(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta 
das 8h às 18h.



Solicitação de
Agendamento

Nome:
E-mail:
DDD + Telefone:
Cidade:
Horário Desejado:
Dia da Semana:
Sintomas:
 

19 3308-6330
19 3212-1140

Campinas/SP

Pensando Saúde - Dr. Abnel® 2012 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite