Jornal Local – Campinas, SP
A Antroposofia entende que o ser humano é composto de quatro corpos, um é análogo ao mineral: o corpo físico. Outro análogo ao vegetal: o corpo vital. O terceiro análago ao animal: o corpo astral. E o quarto corpo, que só o ser humano possui, traz consigo a imagem e semelhança ao nosso criador: o Eu. O adequado equilíbrio destes corpos na constituição do ser humano trás a saúde e seu desequilíbrio proporciona o surgimento da doença. Para a Antroposofia, a doença trás a oportunidade da evolução do ser humano, uma vez que pode nele despertar uma profunda reanalize de seu processo vital, social e espiritual.
“O principal benefício da abordagem médica através da Antroposofia é que o ato médico visará tratar o ser humano em si e não propriamente e apenas sua patologia”, explica o ginecologista e obstetra, Ayrton Daniel Ribeiro Filho, com formação em Medicina Antroposófica pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) e diretor da Ayrton Daniel – Clínica de Ginecologia e Obstetrícia Humanizada e Ampliada pela Antroposofia.
A Clínica será a primeira em Campinas a atuar com a Medicina Antroposófica voltada à saúde da mulher e será inaugurada nessa quinta-feira (dia 28). Segundo o especialista, não existe na Cidade uma clínica de saúde feminina voltada apenas para o atendimento médico ampliado pela Antroposofia. “Esse será o primeiro empreendimento em Campinas que se propõe ao atendimento especializado à saúde da mulher, ampliado pela Antroposofia desde sua origem e com exclusividade”, observa.
O médico explica que a concepção da Clínica surgiu de uma reflexão sobre o atendimento privado à saúde que atualmente está quase todo absorvido pelos planos de saúde, onde as consultas médicas são focadas para resolver na maioria das vezes, pontualmente a doença aguda. “Com uma visão bem mais holística do ser humano, entendemos a doença no contexto de um processo evolutivo e valorizamos a salutogênese (o que gera saúde) tanto quanto a medicina convencional valoriza a patogênese (o que gera doença)”, ressalta o médico enfatizando que através da abordagem antroposófica não se trata a doença, mas sim o doente.
A proposta da clínica é de oferecer um atendimento médico voltado ao resgate e manutenção do amplo equilíbrio humano, ao invés de apenas curar a doença. Para tanto, a visão antroposófica explora aspectos biográficos (história do paciente) em proporções muito mais profundas que a anamnese médica clássica (interrogatório médico). “Acreditamos que o verdadeiro equilibrio, físico, psiquico e espiritual do ser humano será sempre um dos principais pilares de sua saúde e da manutenção de sua resiliência (capacidade de superaração)”, enfatiza Ayrton Daniel.
A nova clínica oferecerá consultas médicas em ginecologia e obstetrícia e pretende proporcionar um atendimento ampliado, agregando assitência nutricional, seções de Yoga e Shantala, grupo de casais gestantes e mamães, além de palestras que irão abordar: gestação e parto, educação e família, antroposofia e salutogênese.
A clínica terá como um de seus primordiais objetivos a oferta do parto humanizado e natural, àqueles casais interessados em um acompanhamento pré-natal diferenciado e que buscam viver o seu momento reprodutivo da maneira mais natural possível sob toda a segurança e retaguarda médica e técnica disponível hoje em dia.
A clínica conta com área de atendimento médico, sala de exames equipada para dar assistência a quase todos os procedimentos ginecológicos ambulatoriais, videocolposcopia e um espaço para reuniões teóricas.
A Ayrton Daniel – Clínica de Ginecologia e Obstetrícia Humanizada e Ampliada pela Antroposofia irá funcionar no bairro Nova Campinas, à Rua Dr. José Ferreira de Camargo, 677, telefone: (19) 3259.1402.
A Antroposofia em Campinas
Na Cidade existem as escolas antroposóficas Waldorf, Jardim das Amoras, Veredas e Íris e, uma associação beneficente, a Associação Três Fontes, que divulga e difunde o tema. Existem profissionais na região com formação antroposófica, entre pedagogos, psicólogos, terapeutas artísticos, terapeutas biográficos, massagistas rítimicos, enfermeiros, médicos e coaching.
Um alerta às cesarianas
Segundo Ayrton Daniel, as elevadas taxas de cesarianas observadas no Brasil, mais de 80 % no setor privado, fazem do nosso país um vergonhoso campeão de partos cirúrgicos, muitos totalmente desnecessários, precipitados e sem indicação clássica.
“Aliado a isso, a mentalidade fast food contemporânea, faz com que muitas mulheres tenham a cesariana como primeira opção de desfecho de suas gestações, ajudando a estigmatizar esse procedimento como uma opção de parto, quando deveria, na verdade, ser apenas o “plano B” para um desenrolar de alto risco na gestação ou do trabalho de parto distócico (de evolução anormal)”.
Por outro lado, segundo o médico, inúmeros obstetras acabam por acatar esta opção ou até mesmo a estimulam pois dentro do mesmo espírito fast food, regado às aviltantes remunerações de convênios médicos, uma cesária de data marcada é mais prática, mais rápida e interfere muito menos na agenda pessoal do que um trabalho de parto espontâneo, eventualmente lento e imprevisível. E nesse contexto, infelizmente está se desaprendendo a fazer o parto normal no Brasil!
Fonte: Jornal Local
Curta e Interaja
- Hérnia de Disco
- Dor na Coluna
- Dor no Pescoço
- Você não tem que viver com Bruxismo
- Esporão de Calcâneo
- Dor no Joelho
- Hérnia de Disco
- Hérnia de Disco Extrusa
Av. Dr. Heitor Penteado, 428,
Taquaral Campinas, SP
Entre em Contato
(19) 3308-6330
(19) 3212-1140
Segunda à Sexta
das 8h às 18h.
19 3308-6330
19 3212-1140
Campinas/SP