Entre em Contato   Início   Onde Estamos?  
Pensando Saúde no Facebook Pensando Saúde no Twitter Pensando Saúde no Linkedin Pensando Saúde no Youtube Pensando Saúde no Google+
 

 

O mau funcionamento da articulação da mandíbula (ATM) pode provocar desgastes nos dentes, dor no pescoço, pressão nos ouvidos, zumbidos, dor de cabeça, cansaço, desconforto na face, dor ao abrir a boca, bocejar, mastigar ou simplesmente ficar impedido de morder uma maçã.

 

 

Qual a melhor definição da articulação da mandíbula (ATM)?

 

A articulação da mandíbula é conhecida como articulação temporomandibular, conhecida popularmente como ATM. A ATM é uma das articulações que mais trabalha no corpo.

 

O que é DTM?

 

A disfunção ou mau funcionamento da ATM, denominado DTM (Distúrbio temporomandibular), quase sempre ocorre de um lado só da mandíbula, e pode provocar dor de cabeça de um lado, ou dos dois.

   

Quais os sintomas provocados pela DTM?

 

A movimentação irregular da ATM pode provocar dor no pescoço e face, estalos e zumbido em alguns casos. Toda e qualquer disfunção nessa articulação pode levar a dores, perda do movimento e da função, denominamos DTM (Distúrbio temporomandibular). A ATM pode ficar travada apresentando sintomas que são mais intensos pela manhã, especialmente nos pacientes com bruxismo, que apertam os dentes com força durante o sono.

 

O que pode estar por trás das dores?

 

Acordar com dor no pescoço não é raro nesses casos e algumas pessoas queixam de dor e pressão nos ouvidos. A postura é uma das causas de dores musculoesquelética mais importante, porém negligenciado na entrevista e avaliação física, predispondo o paciente a um estado crônico de dor e sem solução.

 

Os estudos mostram que maioria das dores musculoesqueléticas é de origem mecânica, ou seja, provocadas por um movimento e posição aplicados nos músculos e articulações.


Estresse e ansiedade.

 

A ansiedade e o estresse podem estar presentes na dor de cabeça, dor no pescoço e na face, estalos, bruxismo e na dor da ATM, mas, é de longe a causa desses problemas. O estresse e a ansiedade por provocarem tensão nos músculos e articulações, podem piorar ou iniciar uma crise de dor musculoesquelética existente.

 

 

 

A DTM é curável na maioria dos casos.

 

É indispensável uma avaliação minuciosa dos músculos e articulações da coluna cervical (pescoço) e da ATM, para descobrir a verdadeira origem dos sintomas. A dor no pescoço, dor de cabeça e face sofrem influencia da postura e a Fisioterapia Avançada contribui de forma eficaz na solução do problema.

 

Problemas de disfunção na ATM, dor de cabeça, tontura e dor no pescoço podem aparecer associados ao zumbido e perda auditiva, e merecem uma atenção cuidadosa na hora da avaliação.

 

A romaria por uma informação confiável.

 

Os problemas do pescoço ou um insuportável torcicolo se manifestam com dores localizadas no próprio pescoço. Esses desconfortos podem irradiar para os ombros, omoplatas, peito, braços, mãos, ATM, face, além de desencadearem dores de cabeça, enxaquecas, estalos, dores no fundo dos olhos, labirintite, zumbidos, bruxismo, vertigens, tonteiras e náuseas.

 

Na ausência de um diagnóstico correto, muitos casos de dor musculoesquelética, em especial, as dores no pescoço e na ATM, permanecem sem solução, e a romaria do paciente por uma informação confiável sobre o seu problema nunca acaba.

 

A demora em buscar ajuda da Fisioterapia Especializada, associada a diagnósticos errados, leva muitas lesões musculoesqueléticas curáveis a piorar, podendo essas manifestações de desgastes nos músculos e articulações, consideradas normais e naturais inicialmente, a se transformarem em quadros degenerativos, que provocarão dor intensa, persistente, incapacitante e crônica.

 

 

 

Tratamento - Método McKenzie.

 

 

 

É preciso um exame físico minucioso da postura para identifica a relação das dores com a ATM, pois, em muitos casos a postura ruim vem acompanhada com dor de cabeça, dor no pescoço e face, bruxismo e estalos nas articulações da ATM e pescoço.

 

Após uma entrevista detalhada e um exame físico criterioso com a Fisioterapia Avançada, é possível obter um diagnóstico mecânico do problema, e desenvolver um tratamento correto, seguro, rápido, realizado em poucas sessões, sem medicamento ou cirurgia.

 

O método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica (em inglês – Mechanical Diagnosis and Therapy – MDT) foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie por volta de 1956, que se especializou na avaliação e tratamento dos distúrbios musculoesqueléticos.

 

O Método McKenzie demonstra que sintomas são reversíveis em 70% dos casos, sendo abolidos em poucas sessões, sem remédios ou cirurgia.

  

 

Benefícios e Vantagens do Método McKenzie.

 

 

 

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre o seu problema de coluna, pode se tratar com sucesso.
 
- Em poucas sessões é possível sentir alívio total dos sintomas.
 
- Permite identificar aqueles pacientes que melhoram rápido, os que respondem devagar e os que não respondem ao tratamento e, por consequência, precisam de outra abordagem terapêutica.
 
- O paciente é capacitado, estimulado e encorajado a desenvolver ações que evitem novas crises e exercícios que minimizem a dor.
 
- Os exercícios indicados podem ser realizados em casa e no trabalho, estimulando o paciente a manter-se ativo durante o tratamento.

 


Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

 

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.




Deixe seu recado:
Seja bem-vindo!
Acesse sua conta, aqui.


Cadastre-se e receba nossos informativos

 

Curta e Interaja

 

 

Entrevista na Rádio CBN
Entrevistas na Rádio CBN - Dr. Abnel Alecrim

Tudo sobre Hérnia de Disco

Má postura das Crianças

 

 

Veja Nossos Artigos
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Hérnia de Disco
- Dor na Coluna
- Dor no Pescoço
- Você não tem que viver com Bruxismo
- Esporão de Calcâneo
- Dor no Joelho

 

 

Veja as Perguntas e Respostas
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Discopatia Degenerativa

- Hérnia de Disco
- Hérnia de Disco Extrusa

- Dor nas Costas
- Escoliose

  

 

Loca lização

fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

Av. Dr. Heitor Penteado, 428,

Taquaral Campinas, SP

Mapa de Localização

 

 

Entre em Contato
(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta 
das 8h às 18h.



Solicitação de
Agendamento

Nome:
E-mail:
DDD + Telefone:
Cidade:
Horário Desejado:
Dia da Semana:
Sintomas:
 

19 3308-6330
19 3212-1140

Campinas/SP

Pensando Saúde - Dr. Abnel® 2012 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite