Entre em Contato   Início   Onde Estamos?  
Pensando Saúde no Facebook Pensando Saúde no Twitter Pensando Saúde no Linkedin Pensando Saúde no Youtube Pensando Saúde no Google+
 

 

A falta de orientação adequada na aplicação de alongamentos específicos para dores nas costas é muito comum, e atinge muita gente. O desconhecimento sobre o alongamento correto para o problema de coluna, pode contribuir para a manutenção das dores, bem como, o aumento do problema.

 

O alongamento quando é realizado sem a orientação adequada, pode agravar as dores na coluna e irradiada, prejudicando os discos e o nervo ciático, localizados entre as vértebras, principalmente quando o nervo está sendo pressionado por outras estruturas da coluna.

 

Paciente com dor na coluna quando realiza um alongamento sem a orientação de um profissional fisioterapeuta, pode acabar lesionando o nervo e rasgando ainda mais os discos da coluna.
 
Dor nas costas é causada pela desnutrição dos discos.

 

 

O disco vertebral é uma espécie de amortecedor localizado entre as vértebras. As manifestações de desgastes e degenerativas que ocorrem nos discos são normais e naturais, característica do envelhecimento. Quando essas manifestações característica do envelhecimento, consideradas normais e naturais, são aceleradas pelos movimentos e posições erradas, surgem às dores.

 

Os discos são nutridos pela pressão normal provocada pelos movimentos e posições adotadas no dia a dia.

 

O disco vertebral e o nervo com os seus desgastes e processos degenerativos

 

Um estudo na Espanha mostrou que as pressões excessivas nos discos influenciam negativamente na sua nutrição, dando inicio ao processo degenerativo.

 

 

A interrupção do balanço nutricional nos discos pode acarretar em doenças degenerativas. Um dos autores do estudo, Jerome Noailly, diz que a pesquisa mostra que os nutrientes podem ser um fator chave para as dores na coluna.

 

Uma posição mantida, como a posição de sentar por longos períodos, ou simplesmente um alongamento, pode influenciar as pressões recebidas pelos discos vertebrais, e contribuir para a manutenção das dores na coluna, ao invés de solucionar o problema.

 

O sucesso para ficar livre das dores nas costas.

 

Orientação Especializada.

 

 

O fisioterapeuta é o profissional de saúde habilitado para prescrever os exercícios necessários de alongamentos e/ou, fortalecimento, que ajudarão o paciente portador de dor na coluna, a corrigir a sua disfunção da coluna vertebral.

 

É preciso uma avaliação minuciosa do paciente, colher a sua história clínica, realizar exercícios testes, para saber qual o exercício correto para o problema de coluna.

 

Escolher o tratamento adequado, aplicar os exercícios específicos para dores de coluna, evita que o paciente tenha medo dos movimentos que podem ajudar a aliviar e abolir as dores da coluna definitivamente.
 

O medo do exercício não deve afastar o paciente do tratamento de dor na coluna.

 

O medo do paciente influencia os movimentos do corpo e gera crenças errôneas sobre o tratamento e a prevenção da dor na coluna.

 

A ausência de um diagnóstico correto, as crenças errôneas sobre o problema de coluna, o exercício que não ajuda a abolir as dores do paciente, contribuem para aumentar o sofrimento e não solucionar muitas dores crônicas de coluna. Essa condição leva o paciente a não enfrentar as suas dores de coluna, e pior, a fugir de certos exercícios que poderiam ajudar a resolver o seu problema.

 

Fisioterapia Avançada – Método McKenzie

 

 

Fisioterapeuta, mostrando ao paciente com dor na coluna, quais são os benefícios e

vantagens que a pessoa passa a ter, quando aprende a realizar o exercício correto

para corrigir o seu problema de coluna, e cuida da postura para não perder essa correção.

 

 

O método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica (em inglês – Mechanical Diagnosis and Therapy – MDT) foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie por volta de 1956, que se especializou no tratamento dos distúrbios musculoesqueléticos que atingem a coluna e os membros (braços e pernas).

 

A abordagem de tratamento e prevenção do método McKenzie possibilita estimular, educar e habilitar o paciente para praticar de forma competente o autocuidado e autotratamento, visando assim, não apenas a solução dos sintomas atuais, mas também a prevenção, em longo prazo, da incidência de novas crises.
 
Além de ser um tratamento rápido, eficaz e seguro, visto que geralmente são necessárias poucas sessões (5 a 7 sessões) para o alivio dos sintomas, o paciente pode fazer exercícios específicos em casa ou no trabalho, evitando as idas ao consultório do fisioterapeuta.

 

"A palavra chave do Método McKenzie é educação. Este sistema de Diagnóstico e Terapia Mecânica é baseado na educação. Educação sobre as causas do problema, educação sobre exercício específico a indicar, e principalmente, educação sobre a postura e a prevenção de futuras crises."

 

Robin McKenzie, em entrevista publicada em: The McKenzie Journal MIUSA, vol. 9 nº 3, 2001.

 

 

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.
 

 

 

 

 

 




Deixe seu recado:
Seja bem-vindo!
Acesse sua conta, aqui.


Cadastre-se e receba nossos informativos

 

Curta e Interaja

 

 

Entrevista na Rádio CBN
Entrevistas na Rádio CBN - Dr. Abnel Alecrim

Tudo sobre Hérnia de Disco

Má postura das Crianças

 

 

Veja Nossos Artigos
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Hérnia de Disco
- Dor na Coluna
- Dor no Pescoço
- Você não tem que viver com Bruxismo
- Esporão de Calcâneo
- Dor no Joelho

 

 

Veja as Perguntas e Respostas
fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

- Discopatia Degenerativa

- Hérnia de Disco
- Hérnia de Disco Extrusa

- Dor nas Costas
- Escoliose

  

 

Loca lização

fisioterapeuta, campinas, rpg, metodo mckenzie, tratamentor, dor no quadril

Av. Dr. Heitor Penteado, 428,

Taquaral Campinas, SP

Mapa de Localização

 

 

Entre em Contato
(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta 
das 8h às 18h.



Solicitação de
Agendamento

Nome:
E-mail:
DDD + Telefone:
Cidade:
Horário Desejado:
Dia da Semana:
Sintomas:
 

19 3308-6330
19 3212-1140

Campinas/SP

Pensando Saúde - Dr. Abnel® 2012 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite